Atenção plena
Dois novos experimentos realizados por pesquisadores do MIT (EUA) indicam que a atenção plena - a prática de focar a atenção no momento presente - melhora o desempenho acadêmico e a saúde mental dos alunos do ensino médio.
Os pesquisadores descobriram que uma maior atenção se correlaciona positivamente com um melhor desempenho acadêmico, menos suspensões na escola e menos estresse.
"Por definição, atenção plena é a capacidade de focar a atenção no momento presente, em vez de se distrair com coisas externas ou pensamentos internos. Se você está focado no professor à sua frente ou na lição de casa à sua frente, isso vai ser bom para aprender," destaca o professor John Gabrieli, coordenador das duas intervenções avaliadas.
Os pesquisadores também mostraram, pela primeira vez, que o treinamento da atenção plena pode alterar a atividade cerebral dos estudantes.
Os alunos da sexta série que receberam treinamento em atenção plena - também conhecida como meditação da mente alerta - não apenas relataram sentir-se menos estressados, como suas varreduras cerebrais revelaram uma ativação reduzida da amígdala, uma região do cérebro que processa o medo e outras emoções, ante imagens que inspiravam medo.
Meditação na escola
No geral, os resultados indicam que oferecer um treinamento em atenção nas escolas pode beneficiar muitos alunos.
"Acreditamos que existe uma possibilidade razoável de que o treinamento em atenção plena seja benéfico para as crianças como parte do currículo diário da sala de aula. O que também chama a atenção na atenção plena é que existem maneiras bem estabelecidas de ensiná-la," disse Gabrieli.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Meditação | Educação | Mente | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.