Paralisação
Médicos credenciados não atenderão por planos de saúde nesta quarta-feira.
A manifestação está marcada por um período de 24 horas e envolve tanto consultas quanto outros procedimentos eletivos.
A paralisação está ocorrendo em dez estados - Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.
Além desses, haverá paralisação na Paraíba, com suspensão do atendimento apenas pela manhã, e no Piauí, onde a ação deve durar 72 horas.
Advertência aos planos de saúde
Hoje foi escolhido como o Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde.
"Em termos de valores, os planos são responsáveis por cerca de 55% de tudo o que é gasto com saúde no país, segundo o CFM. "Com um financiamento desses, era para estar tudo melhor", disse Tibiriçá. "Mas essa não é a percepção dos consumidores e dos médicos", completou.
De acordo com o diretor da Federação Nacional dos Médicos, Márcio Bichara, em torno de 1,2 milhão de pessoas contrataram um plano de saúde entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011.
"O país está crescendo, a economia está crescendo e, cada vez mais, é um anseio da população ter um plano de saúde. Mas esse plano tem que ser digno, porque ele não é barato. O usuário está sendo enganado quando compra o plano, porque não tem uma rede adequada para o seu atendimento," afirmou.
Reclamações contra os planos de saúde
O crescimento na venda de planos de saúde não foi acompanhado do aumento no número de médicos, leitos e hospitais credenciados.
A situação, de acordo com Aloísio Tibiriçá, faz com que o tempo médio de espera para uma simples consulta chegue a três semanas.
Uma proposta de negociação oficial será apresentada amanhã pela categoria à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Entre os principais itens estão reajuste anual, multa para atraso no pagamento dos profissionais de saúde e abertura para negociação com entidades médicas.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Planos de Saúde | Atendimento Médico-Hospitalar | Trabalho e Emprego | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.