Máscara de nanocelulose
Logo após o início da pandemia de covid-19, pesquisadores norte-americanos apresentaram uma máscara que mata os vírus, e agora estão trabalhando aceleradamente para tentar transformar sua ideia em produto comercial.
Mas o professor Thomas Rainey, da Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália), acredita que dá para obter o mesmo resultado de forma mais rápida usando um material biológico natural - a celulose das árvores - para fazer um filtro contra vírus que pode funcionar em múltiplas aplicações, das máscaras individuais a filtros industriais para sistemas de ar-condicionado.
Além disso, o filtro é tão poderoso que pode funcionar como proteção antipoluição, capturando até partículas nanométricas presentes na poluição do ar.
"Nós desenvolvemos e testamos um material de nanocelulose altamente respirável que pode remover partículas menores que 100 nanômetros, do tamanho de vírus," disse Rainey. "Vejo muitas pessoas usando máscaras que não são testadas quanto a vírus. Testamos esse material minuciosamente e descobrimos que ele é mais eficiente em sua capacidade de remover nanopartículas do tamanho de vírus do que as máscaras de alta qualidade disponíveis comercialmente que testamos e comparamos."
A equipe também testou o novo material quanto à respirabilidade.
"Por respirabilidade entendemos a pressão ou esforço que o usuário tem que usar para respirar através da máscara. Quanto maior a respirabilidade, maior o conforto e a redução da fadiga," disse o pesquisador. "Este é um fator importante para pessoas que precisam usar máscaras por longos períodos ou com problemas respiratórios."
Filtro para vírus
Os testes mostraram que o filtro à base de celulose - nanocelulose é a celulose quebrada em fibras na escala dos nanômetros, ou bilionésimos de metro - é mais respirável do que as máscaras comerciais, incluindo as máscaras cirúrgicas.
O material também pode ser usado como um cartucho de filtro descartável para máscaras faciais.
"Este material seria relativamente barato de produzir e, portanto, adequado para uso único (descartável).
"A nanofibra de celulose é feita a partir de resíduos de plantas, como bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, e é, portanto, biodegradável. Ela pode ser fabricada com equipamento relativamente simples e, portanto, podemos produzir rapidamente grandes quantidades do material.
"Estabelecemos a prova de conceito como material de filtração nanoparticulado e atualmente estamos buscando parceiros na indústria," disse Rainey.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Poluição | Vírus | Prevenção | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.