Implante de zircônia
Uma equipe de cientistas mexicanos e norte-americanos desenvolveu um novo implante transparente para o crânio que, literalmente, fornece uma janela para o cérebro.
Dois anos atrás, pesquisadores da Universidade da Califórnia anunciaram a criação de um implante craniano feito do mesmo material cerâmico usado nos implantes de quadril e nas coroas dentárias.
No entanto, o material cerâmico - zircônia estabilizada com ítria - foi agora processado de uma forma única que o tornou perfeitamente transparente, e não mais translúcido.
Com a excelente biocompatibilidade e robustez da zircônia, o novo implante oferece uma oportunidade para os tratamentos à base de laser de distúrbios como o câncer cerebral ou lesões cerebrais traumáticas, sem ter que executar seguidas craniotomias, que são procedimentos cirúrgicos de alto risco, que envolvem a repetida remoção e recolocação de uma porção do crânio para chegar até o cérebro.
Janelas para o cérebro
Embora as "janelas" de zircônia estabilizada com ítria não sejam os primeiros implantes cranianos transparentes, eles são os primeiros que poderiam ser utilizados em seres humanos, o que é uma distinção crucial.
Isto se deve à resistência inerente do material cerâmico, que o torna muito mais resistente ao choque e ao impacto do que os implantes à base de vidro previamente demonstrados por outras equipes.
Isto não só aumenta a segurança, mas também o conforto do paciente, já que um implante mais resistente pode minimizar a necessidade do uso de capacetes de proteção.
Fabricar os implantes cranianos
Embora o novo material já esteja sintetizado, a equipe deverá agora aprimorar suas técnicas para fabricar peças que tenham as formas apropriadas para serem implantadas nas diversas porções do cérebro, além de garantir que o laser passe pelo material transparente sem sofrer modificações.
Os primeiros testes da janela transparente para o cérebro serão realizados em animais.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Implantes | Cérebro | Raios Laser | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.