15/05/2018

Formas e ângulos influenciam como você avalia empresas

Redação do Diário da Saúde
Formas e ângulos em empresas afetam satisfação dos clientes
O efeito das formas nas pessoas tem sido estudado em diversas áreas, como psicologia, marketing e arquitetura.
[Imagem: OSU]

Formas e satisfação

Quando você está esperando em um restaurante movimentado ou em consultório médico, a sua paciência ou impaciência podem ser afetadas por coisas aparentemente sem importância, como se as mesas, luminárias e outros objetos são arredondados ou têm cantos e quinas vivas.

Experimentos feitos em laboratório comprovaram que a forma dos objetos físicos em um consultório médico afetou a satisfação dos clientes, dependendo de quão lotado estava o ambiente.

As formas angulares transmitiram aos clientes uma imagem de competência, o que aumentava seu nível de satisfação quando o negócio estava lotado.

Em contraste, os círculos sugeriram simpatia e entusiasmo aos clientes, o que aumentou sua satisfação quando o negócio não estava lotado.

"Manipular apenas essa sutil dica ambiental teve uma influência na satisfação dos clientes em nosso estudo," ressaltou Stephanie Liu, da Universidade do Estado de Ohio (EUA).

Semelhanças naturais e artificiais

Isto pode parecer estranho, mas o efeito das formas nas pessoas tem sido estudado em diversas áreas, como psicologia, marketing e arquitetura, destacou Vanja Bogicevic, coautora do estudo: "Por exemplo, círculos e ângulos são usados de formas deliberadas no design urbano para transmitir significado."

Segundo as pesquisadoras, os círculos são um sinal de calor devido à sua semelhança com o Sol, sugerindo harmonia e simpatia.

Ângulos vivos são geralmente encontrados em objetos feitos pelo homem - pense nas esquinas das ruas nas cidades - e, portanto, têm uma associação com competência, resistência e força.

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