Alerta do e-mail
Ficar sem acesso ao e-mail no trabalho reduz significativamente o estresse, e permite que os funcionários se concentrem muito melhor em suas tarefas.
Esta é a conclusão de um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que garantem também que os funcionários ficaram felizes com isso.
O acompanhamento dos funcionários foi feito por meio de monitores de frequência cardíaca e por um programa que contava quantas vezes cada voluntário alternava entre as janelas dos aplicativos.
As pessoas com acesso livre ao e-mail alternavam de telas duas vezes mais, e estavam em constante estado de "alerta elevado", com uma frequência cardíaca mais constante.
Aqueles sem acesso ao e-mail por cinco dias apresentaram batimentos cardíacos mais naturais, que variam mais ao longo do dia e dependendo da tarefa.
Eletronicamente incomunicáveis
"Nós descobrimos que, quando você tira o acesso ao e-mail da vida dos trabalhadores, eles se concentram mais em suas tarefas e têm menos estresse", disse a professora Gloria Mark, responsável pelo estudo.
Além dos monitores, os pesquisadores quiseram saber também como os voluntários se sentiram quando ficaram "eletronicamente incomunicáveis" durante todo o expediente.
Os sem e-mail afirmaram sentir-se mais capazes de fazer seus trabalhos e permanecer concentrados na tarefa, com menos interrupções estressante e que desperdiçavam seu tempo.
Férias no e-mail
A pesquisadora afirmou que esses resultados podem ser úteis para aumentar a produtividade.
Ela sugere que as empresas controlem os tempos de login no e-mail ou liberem as mensagens para as caixas postais pessoais em lotes por horário.
"Férias de e-mail no trabalho podem ser uma boa ideia. "Precisamos experimentar isso," propõe ela.
Interação pessoal
A pesquisadora contou que foi muito difícil encontrar voluntários que se dispusessem a ficar cinco dias sem e-mail durante todo o horário de trabalho.
Depois disso, contudo, continua ela, "os participantes adoraram ficar sem e-mail, especialmente sabendo que o seu gerente sabia e concordava com isso. Em geral, eles ficaram mais felizes em interagir pessoalmente."
Principalmente porque muitos relataram que, para ficarem antenados com o resto do mundo, e não se sentirem isolados, procuravam informações que seus colegas com e-mail pudessem ter recebido.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Concentração | Trabalho e Emprego | Relacionamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.