Sem eficácia
As propagandas de sabonetes antibacterianos nos lembram insistentemente que o mundo está cheio de germes e há sujeira em cada canto, mas esses produtos podem fazer mais mal do que bem à saúde.
É a opinião da FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos. Por anunciarem propriedades antibacterianas, esses produtos de higiene pessoal recaem sob sua alçada dessa entidade, normalmente envolvida com autorizações de medicamentos e tratamentos de saúde.
A FDA determinou que, em até um ano, não sejam mais vendidos sabonetes que contenham algum dos 19 ingredientes vetados pelo órgão, como os agentes químicos triclosan e triclocarban, presentes na maioria destes sabonetes.
"Os consumidores podem acreditar que eles são mais eficientes para evitar a proliferação de germes, mas não temos evidência científica disso", disse Janel Woodcock, diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA.
Riscos à saúde
Em 2013, autoridades dos Estados Unidos pediram que fabricantes demonstrassem com pesquisas, inclusive com estudos clínicos, que estes produtos são mais eficazes do que os sabonetes comuns no combate à propagação de doenças e redução de infecções.
As empresas não provaram isso, diz a FDA, ou o que lhe foi entregue foi considerado insuficiente para garantir a segurança e a eficácia dos produtos.
O pedido também se baseou em pesquisas que sugeriam que a exposição prolongada aos ingredientes presentes nos sabonetes antibacterianos poderia levar a riscos à saúde, como o aumento da resistência bacteriana ou alterações hormonais.
Agora, os fabricantes terão um ano para retirar os sabonetes antibacterianos do mercado ou mudar sua fórmula.
Água e sabão comum
As autoridades de saúde reforçam que lavar-se com água e sabão - sabão comum - continua a ser uma das medidas mais importantes para evitar doenças e a proliferação de germes.
Caso não haja água e sabão disponível e se opte por gel antisséptico, o FDA recomenda que seja um produto à base de álcool, com uma concentração de ao menos 60%.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Higiene Pessoal | Infecções | Bactérias | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.