04/11/2024

Estudo aponta disparidades na forma como o câncer é conhecido, detectado e tratado

Karine Rodrigues - Fiocruz
Estudo aponta disparidades na forma como o câncer é conhecido, detectado e tratado
A pesquisa sobre o câncer tem favorecido uma abordagem molecular da doença e a alta tecnologia em detrimento das causas ambientais e dos desafios terapêuticos.
[Imagem: Silmara Mansur]

Formas de ver o câncer

Em meio à proliferação de discursos que orientam mudanças de hábitos pessoais como forma de prevenção ao câncer, um estudo internacional realizado em sete países, entre os quais o Brasil, aponta que o conhecimento sobre a doença e suas causas tem sido marcadamente focado nas ações dos indivíduos.

E essa abordagem encobre a contribuição do capital industrial global na incidência e na prevalência das neoplasias, segunda causa de mortes em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com base em investigações realizadas de 2015 a 2023, os pesquisadores enfatizam a necessidade de que sejam detectadas e analisadas as ligações entre as condições sociais, econômicas, ambientais, industriais e políticas que levam ao câncer, identificando "quem e como determinados grupos são beneficiados e a que custo".

Além disso, os pesquisadores apontam que a pesquisa sobre o câncer tem favorecido uma abordagem molecular da doença e a alta tecnologia, em detrimento das causas ambientais e dos desafios terapêuticos, movimento que preocupa profissionais nas diferentes partes do mundo.

"Em termos globais, no âmbito da produção do conhecimento sobre o câncer, ocorre uma redução do social para o biológico. Além disso, na realidade do cuidado e das práticas, as desigualdades sociais exercem um papel muito importante", detalha Luiz Alves Araújo Neto, pesquisador do Observatório História & Saúde, da Fiocruz.

Segundo Luiz Alves, os contextos políticos, tanto locais, quanto globais, moldam a forma de se conhecer (pesquisa), detectar (rastreio e diagnóstico) e tratar (acesso ao atendimento e à terapêutica) a doença, em um processo marcado pela desigualdade.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The political stakes of cancer epistemics
Autores: Shagufta Bhangu, Violeta Argudo-Portal, Luiz Alves Araújo Neto, Thandeka Cochrane, Masha Denisova, Nickolas Surawy-Stepney
Publicação: Social Science & Medicine
Vol.: 359, 117176
DOI: 10.1016/j.socscimed.2024.117176
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Ética

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.