04/11/2024

Aparelho de ultrassom de vestir serve para assistência médica ou automação

Redação do Diário da Saúde
Aparelho de ultrassom de vestir serve para assistência médica ou automação
O aparelho de ultrassom vestível oferece monitoramento contínuo e de longo prazo da atividade muscular.
[Imagem: Muyang Lin]

Ultrassom de vestir

Engenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) desenvolveram um aparelho de ultrassom vestível, projetado para aderir à pele com uma camada de adesivo e alimentado por uma bateria.

O dispositivo viabiliza o rastreamento de alta resolução da função muscular em tempo integral e sem procedimentos invasivos, o que tem aplicações não apenas em exames de saúde, mas também no controle de próteses e em interfaces humano-máquina.

Para fazer uma demonstração inicial, o dispositivo foi aplicado sobre a caixa torácica dos próprios pesquisadores para monitorar o movimento e a espessura do diafragma, que são úteis para avaliar a saúde respiratória.

"Ao rastrear a atividade do diafragma, a tecnologia poderia potencialmente dar suporte a pacientes com problemas respiratórios e aqueles que dependem de ventilação mecânica," disse o professor Joseph Wang.

A equipe também fez testes no antebraço, usando o ultrassom vestível para capturar as atividades musculares da mão e do pulso, o que permitiu seu uso como uma interface humano-máquina para controlar um braço robótico e jogar um jogo virtual.

Aparelho de ultrassom de vestir serve para assistência médica ou automação
O dispositivo é alojado em um gabinete de silicone flexível e consiste em três componentes principais: Um transdutor para enviar e receber ondas ultrassônicas; um circuito sem fio para controlar o transdutor, registrar os dados e transmiti-los para um computador; e uma bateria de polímero de lítio, que pode alimentar o sistema por pelo menos três horas.
[Imagem: Xiaoxiang Gao et al. - 10.1038/s41928-024-01271-4]

Controle de próteses e automação

Esta tecnologia de ultrassom vestível pode oferecer uma nova alternativa promissora ao padrão clínico atual, a eletromiografia (EMG), que envolve a aplicação de eletrodos de metal na pele para registrar a atividade elétrica muscular. Apesar do uso de longa data da EMG, ela sofre de baixa resolução e sinais fracos. Por exemplo, sinais de múltiplas fibras musculares frequentemente se misturam, tornando desafiador isolar as contribuições de fibras musculares específicas.

Já o ultrassom fornece imagens de alta resolução porque penetra mais profundamente nos tecidos, oferecendo informações detalhadas sobre a função muscular.

A tecnologia de ultrassom que a equipe desenvolveu tem ainda as vantagens adicionais de ser compacta, sem fio e com baixo consumo de energia. "Esta tecnologia poderia ser potencialmente usada por indivíduos durante suas rotinas diárias para monitoramento contínuo e de longo prazo," disse o pesquisador Xiangjun Chen, criador do aparelho.

Quando usado no antebraço, o dispositivo oferece rastreamento preciso do movimento muscular nas mãos e nos pulsos. Graças ao algoritmo de inteligência artificial que a equipe desenvolveu, o sistema é capaz de reconhecer vários gestos da mão somente a partir dos sinais de ultrassom. Ele reconheceu 13 graus de liberdade, cobrindo 10 articulações dos dedos e três ângulos de rotação do pulso. Como resultado, ele pode capturar até mesmo movimentos leves do pulso e dos dedos com alta sensibilidade.

Agora a equipe quer otimizar tudo, sobretudo aumentar a vida útil da bateria, para que o aparelho possa chegar ao mercado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A wearable echomyography system based on a single transducer
Autores: Xiaoxiang Gao, Xiangjun Chen, Muyang Lin, Wentong Yue, Hongjie Hu, Siyu Qin, Fangao Zhang, Zhiyuan Lou, Lu Yin, Hao Huang, Sai Zhou, Yizhou Bian, Xinyi Yang, Yangzhi Zhu, Jing Mu, Xinyu Wang, Geonho Park, Chengchangfeng Lu, Ruotao Wang, Ray S. Wu, Joseph Wang, Jinghong Li, Sheng Xu
Publicação: Nature Electronics
DOI: 10.1038/s41928-024-01271-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Equipamentos Médicos

Robótica

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.