11/10/2024

Dieta saudável com menos açúcar reduz idade biológica

Redação do Diário da Saúde
Dieta saudável com menos açúcar reduz idade biológica
Você sabia que há indícios de que a doença de Alzheimer pode ser causada por excesso de açúcar na alimentação?
[Imagem: Richard J. Johnson et al. - 10.3389/fnagi.2020.560865]

Dieta saudável e açúcar

Pesquisadores descobriram uma ligação entre seguir uma dieta rica em vitaminas e minerais, com uma preocupação especial em contar com pouco açúcar, e ter uma idade biológica mais jovem no nível celular.

A pesquisa centrou-se em como três medidas diferentes de alimentação saudável afetam um "relógio epigenético", um teste bioquímico que consegue avaliar tanto a saúde quanto a expectativa de vida.

Os resultados mostraram que, quanto melhor as pessoas comiam, mais jovens suas células pareciam. Mas a dieta não é suficiente: É necessário também ingerir pouco açúcar. Mesmo quando as pessoas tinham dietas saudáveis, cada grama de açúcar adicionado consumido gerou um aumento na idade epigenética.

"As dietas que examinamos se alinham com as recomendações existentes para prevenir doenças e promover a saúde, e destacam em particular a potência dos nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios," disse a professora Dorothy Chiu, da Universidade da Califórnia de São Francisco. "Do ponto de vista da medicina do estilo de vida, é fortalecedor ver como seguir essas recomendações pode promover uma idade celular mais jovem em relação à idade cronológica."

"Sabíamos que altos níveis de açúcar adicionado estão ligados à piora da saúde metabólica e doenças precoces, possivelmente mais do que qualquer outro fator dietético," disse Elissa Epel membro da equipe. "Agora sabemos que o envelhecimento epigenético acelerado está subjacente a essa relação, e esta é provavelmente uma das muitas maneiras pelas quais a ingestão excessiva de açúcar limita a longevidade saudável."

Dieta saudável com menos açúcar reduz idade biológica
Hoje já sabemos que a epigenética mostra quanto vamos viver e pode nos ajudar a viver mais.
[Imagem: Tri Le/Pixabay]

Consequências do açúcar adicionado

O estudo mostra uma ligação entre açúcar adicionado e envelhecimento epigenético em um grupo heterogêneo de mulheres - negras e brancas - na meia-idade.

As voluntárias relataram consumir uma média de 61,5 gramas de açúcar adicionado por dia, embora a variação fosse grande: De 2,7 a 316 gramas de açúcar adicionado diariamente. Uma barra de chocolate ao leite tem cerca de 25 gramas de açúcar adicionado, enquanto uma lata de refrigerante tem cerca de 39 gramas. As recomendações são de que adultos não consumam mais do que 50 gramas de açúcar adicionado por dia.

Os pesquisadores examinaram a ingestão de açúcar separadamente e descobriram que consumir alimentos com açúcar adicionado está associado ao envelhecimento biológico acelerado, mesmo na presença de uma dieta saudável, como a dieta de estilo mediterrâneo.

"Dado que os padrões epigenéticos parecem ser reversíveis, pode ser que eliminar 10 gramas de açúcar adicionado por dia seja semelhante a voltar o relógio biológico em 2,4 meses, se mantido ao longo do tempo," disse a professora Barbara Laraia, da Universidade de Berkeley. "Focar em alimentos ricos em nutrientes essenciais e pobres em açúcares adicionados pode ser uma nova maneira de ajudar a motivar as pessoas a comer bem para a longevidade."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Essential Nutrients, Added Sugar Intake, and Epigenetic Age in Midlife Black and White Women
Autores: Dorothy T. Chiu, Elissa June Hamlat, Joshua Zhang, Elissa S. Epel, Barbara A. Laraia
Publicação: JAMA Network Open
Vol.: 7(7):e2422749
DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.22749
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.