Sentido o sabor da cor do copo
Chocolate quente fica mais gostoso em um copo alaranjado ou de cor creme do que em um copo branco ou vermelho.
O estudo vem somar-se a uma série de pesquisas recentes que demonstram como os nossos sentidos percebem alimentos de uma maneira diferente, dependendo das características do recipiente no qual comemos e bebemos.
"A cor do recipiente onde a comida e a bebida são servidas pode melhorar alguns atributos, como sabor e aroma," explicou Betina Piqueras-Fiszman, pesquisadora da Universidade Politécnica de Valência (Espanha).
Ela realizou o estudo em colaboração com Charles Spence, da Universidade de Oxford (Reino Unido).
Alaranjado ou creme
O experimento envolveu 57 participantes, que tinham de avaliar amostras de chocolate quente servidos em quatro copos de plástico.
Todos eram do mesmo tamanho, mas de cores diferentes: branco, creme, vermelho e laranja, todos brancos no interior.
Os resultados mostram que os degustadores avaliaram melhor o sabor do chocolate servido em copos de cor creme ou laranja.
No entanto, a doçura (não o sabor do cacau), e o aroma (o cheiro) não foram influenciados em que quase nada pela cor do copo, apesar de os participantes relatarem que o chocolate era ligeiramente mais doce e aromático em um copo de cor creme.
Ciência e sabor
De acordo com os pesquisadores, esses resultados são relevantes para os cientistas interessados em compreender como o cérebro humano integra informações visuais.
Mas poderá também ser útil para aqueles interessados em impressionar seus convidados servindo um chocolate quente que, pelo menos, pareça ser mais saboroso.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Alimentação e Nutrição | Emoções | Neurociências | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.