14/10/2024

Braço na posição incorreta superestima muito a pressão arterial

Redação do Diário da Saúde
Braço na posição incorreta superestima muito a pressão arterial
Os resultados do estudo ressaltam a importância de seguir as diretrizes clínicas ao medir a pressão arterial.
[Imagem: Tammy Brady]

Posição do braço para medir a pressão

E se, ao medir sua pressão arterial para controlar sua hipertensão, médicos e enfermeiros muitas vezes fizerem a coisa do modo errado, falseando suas medições?

Pois foi justamente esta a conclusão de Hairong Liu e colegas da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Eles descobriram que algumas formas usadas pelos profissionais de saúde para posicionar o braço dos pacientes durante os exames de pressão arterial geram valores substancialmente mais elevados do que o real, o que pode gerar diagnósticos incorretos de hipertensão.

A equipe comparou os efeitos de três posições diferentes do braço no qual o manguito é colocado: Braço apoiado em uma mesa, braço apoiado no colo e braço sem apoio, pendurado na lateral.

O apoio no colo superestimou a pressão sistólica (o número mais alto em uma leitura de pressão) em quase 4 mmHg, e o braço sem apoio, pendurado na lateral, superestimou a pressão sistólica em quase 7 mmHg.

"Os resultados confirmam que a posição do braço faz uma diferença enorme quando se trata de uma medição precisa da pressão arterial," disse a professora Tammy Brady. "Isto ressalta a importância de aderir às diretrizes clínicas, que exigem apoio firme sobre uma mesa ou outra superfície ao medir a pressão arterial."

Qual é a posição correta para medir a pressão?

As diretrizes de prática clínica mais recentes enfatizam várias etapas importantes para uma medição precisa da pressão arterial, incluindo tamanho apropriado do manguito, apoio para as costas, pés apoiados no chão com as pernas descruzadas, o manguito posicionado no nível do coração e uma posição apropriada do braço - o braço apoiado em uma mesa ou suporte adequado.

"Se você estiver medindo consistentemente a pressão arterial com um braço sem apoio, e isso lhe der uma pressão arterial superestimada de 6,5 mmHg, essa é uma diferença potencial entre uma pressão arterial sistólica de 123 e 130, ou 133 e 140 - o que é considerado hipertensão estágio 2," disse Sherry Liu, membro da equipe, destacando o risco de sobrediagnóstico da hipertensão, que tipicamente exige a ingestão contínua de medicamentos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Arm Position and Blood Pressure Readings
Autores: Hairong Liu, Di Zhao, Ahmed Sabit, Chathurangi H. Pathiravasan, Junichi Ishigami, Jeanne Charleston, Edgar R. Miller III, Kunihiro Matsushita, Lawrence J. Appel, Tammy M. Brady
Publicação: JAMA Internal Medicine
DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.5213
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Coração

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.