11/04/2016

O quanto a aposentadoria vai melhorar sua vida?

Redação do Diário da Saúde
O quanto a aposentadoria vai melhorar sua vida?
"Uma grande mudança de vida, como a aposentadoria, cria uma grande janela de oportunidade para fazer mudanças de estilo de vida positivas."
[Imagem: Universidade de Sydney]

Mudança de estilo de vida

As pessoas se tornam mais ativas, dormem melhor e ficam menos tempo sentadas depois que se aposentam.

Pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália) acompanharam o comportamento de 25.000 trabalhadores, incluindo atividade física, dieta, sedentarismo, consumo de álcool e padrões de sono.

"Nossa pesquisa revelou que a aposentadoria está associada com mudanças positivas no estilo de vida," atesta Melody Ding, idealizadora do estudo.

"Em comparação com as pessoas que ainda estavam trabalhando, os aposentados tinham aumentado os níveis de atividade física, reduzido o tempo sentados, eram menos propensos a fumar e tinham padrões de sono mais saudáveis.

"Uma grande mudança de vida, como a aposentadoria, cria uma grande janela de oportunidade para fazer mudanças de estilo de vida positivas - é uma chance de se livrar das rotinas ruins e projetar novos comportamentos saudáveis," acrescentou.

Aposentadoria saudável

Os dados revelaram que os aposentados:

  1. Aumentaram a atividade física em 93 minutos por semana.
  2. Diminuíram o tempo de sedentarismo em 67 minutos por dia.
  3. Dormiram mais 11 minutos por dia.
  4. 50% das mulheres fumantes pararam de fumar.

As diferenças foram significativas mesmo após o ajuste para fatores como idade, sexo, residência urbana ou rural, estado civil e educação.

Não houve associação significativa entre a aposentadoria e o uso de álcool ou o consumo de frutas e vegetais.

Os resultados foram publicados no Journal of Preventative Medicine.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Trabalho e Emprego

Terceira Idade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.