Índice de calor
Que mal pode haver em usar um ventilador nos dias mais quentes?
A segurança e a eficácia dos ventiladores, seja no verão ou durante as ondas de calor das outras estações, dependem do clima e basear os conselhos de saúde pública em métricas meteorológicas comuns pode ser enganoso, dizem pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália).
Os resultados coletados por Nathan Morris e Ollie Jay na verdade questionam as diretrizes atuais da maioria das autoridades de saúde pública, incluindo a Organização Mundial de Saúde, que sugerem que os ventiladores podem não ser benéficos quando a temperatura subir acima de 35 graus Celsius, assim como recomendações baseadas em índices de calor.
Os pesquisadores simularam condições de ondas de calor para examinar o efeito do uso dos ventiladores elétricos sobre a temperatura central de um indivíduo, a tensão cardiovascular, o risco de desidratação e os níveis de conforto.
O índice de calor é uma métrica meteorológica comumente usada para expressar tanto a temperatura do ar quanto a umidade relativa. Ele foi idealizado para ajudar a informar como as condições de um clima quente afetam uma "pessoa média".
Ventiladores são benéficos - quase sempre
Os resultados mostram que, em uma condição quente e úmida, com um índice de calor de 56 °C - um índice de calor, e não uma temperatura -, os ventiladores baixaram a temperatura nuclear e a tensão cardiovascular, além de melhorar o conforto térmico.
No entanto, os ventiladores foram prejudiciais em todas as medidas em condições muito quentes e secas, apesar de um índice de calor mais baixo de 46 °C.
"Nossos resultados sugerem que, sob condições ambientais que representam a grande maioria das ondas de calor nos Estados Unidos e na Europa, os ventiladores devem ser recomendados e as diretrizes emitidas pela maioria das autoridades de saúde pública são desnecessariamente conservadoras," disse Jay. "É somente quando a temperatura do ar é muito alta e a umidade é muito baixa que os ventiladores são prejudiciais, o que pode ser visto em condições áridas."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Cuidados com a Pele | Higiene Pessoal | Qualidade de Vida | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.