Veias artificiais
Pesquisadores austríacos criaram um material artificial com as características adequadas à fabricação de vasos sanguíneos artificiais.
A grande vantagem é que, depois de implantados, com o tempo estes vasos sanguíneos artificiais são substituídos por material produzido pelo próprio corpo.
Os vasos sanguíneos artificiais foram testados em ratos, e os resultados são muito promissores, segundo a equipe.
Restauração das veias naturais
Juntos, pesquisadores de várias especialidades da Universidade de Tecnologia de Viena e da Universidade Médica de Viena desenvolveram os vasos sanguíneos artificiais a partir de um elastômero especial, que apresenta excelentes propriedades mecânicas.
O corpo aceita o material e depois começa a substituí-lo por material natural.
No final desse processo restaurador, um vaso sanguíneo natural e totalmente funcional ocupa o lugar da prótese. O sucesso desse processo de restauração foi atestado em experimentos em animais.
Poliuretanos termoplásticos
Vasos sanguíneos bloqueados podem rapidamente tornar-se perigosos. Muitas vezes, é necessário substituir esses vasos problemáticos, seja por um outro retirado de outra parte do corpo (safena ou mamária, por exemplo), ou mesmo por próteses vasculares artificiais.
A grande dificuldade para fabricar essas veias artificiais é encontrar um material adequado. Os materiais artificiais que têm sido utilizados até agora não são totalmente compatíveis com o tecido corporal. O vaso sanguíneo implantado pode também ficar bloqueado, especialmente se tiver pequeno diâmetro.
"[Nós usamos] os chamados poliuretanos termoplásticos," explica o Dr. Robert Liska, membro da equipe. "Selecionando elementos moleculares muito específicos, conseguimos sintetizar um polímero com as propriedades necessárias."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Equipamentos Médicos | Sistema Circulatório | Coração | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.