Trombose venosa
A trombose é um evento grave marcado pelo entupimento de veias, ocorrendo geralmente depois de uma cirurgia, corte ou mesmo pela falta de movimento.
Um rastreamento feito pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) entre pacientes que haviam saído da internação pós-cirúrgica indica que cerca de 2% dos pacientes retornaram ao hospital em decorrência de trombose, o que coloca o evento como um dos principais efeitos colaterais danosos das cirurgias.
"Trombose venosa é um problema infelizmente frequente depois de cirurgias ortopédicas e oncológicas, em especial. Por isso, é fundamental que os pacientes cumpram a prescrição de medicamentos mesmo que seja por longos períodos", alerta o diretor do INTO, João Matheus Guimarães. "As orientações sobre a prática de exercícios também devem ser observadas todos os dias para agilizar ao máximo a recuperação pós-cirúrgica e evitar a doença".
Há também casos de associação entre a trombose e o uso de alguns anticoncepcionais.
Trombose pós-cirúrgica
Os pacientes submetidos a cirurgias de joelho, quadril e trauma (como fraturas) são os principais grupos de risco. Essas três subespecialidades cirúrgicas corresponderam a 80% dos casos de trombose verificados no ano passado em pacientes que retornaram ao hospital depois de operados.
A trombose que pode ocorrer após uma cirurgia ortopédica é geralmente localizada nas pernas, provocando entupimento da veia, causando dor e inchaço. Às vezes coágulos podem se soltar, viajando pelo sangue até "encalhar" no pulmão, ocasionando a embolia pulmonar. Essa condição, que provoca uma súbita falta de ar, pode ser bastante grave e exige atendimento imediato.
Vários sinais podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos.
Sintomas da trombose
Prevenção da trombose
Pequenos cuidados podem prevenir tanto a trombose pós-cirurgia quanto a condição gerada por outras causas. É fundamental manter-se em movimento, fazendo atividades físicas rotineiramente, além da ingestão adequada de líquidos.
Veja outras atitudes que ajudam a diminuir o risco de desenvolver uma trombose:
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sistema Circulatório | Cirurgias | Atividades Físicas | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.