Percepção extrassensorial
As chamadas percepções extrassensoriais, não explicadas pelos cinco sentidos, como telepatia, clarividência, precognição ou influência da mente sobre a matéria, têm chamado cada vez mais a atenção dos cientistas.
E uma equipe canadense acaba de fazer uma descoberta surpreendente sobre essas capacidades psíquicas: Em vez de serem desenvolvimentos atípicos de algumas "pessoas extraordinárias", pode ser que todos tenhamos essas capacidades extras de percepção, mas que não se manifestam porque nosso cérebro as inibe.
Ao testar um novo modelo neurobiológico sobre a atuação do cérebro nas capacidades psíquicas, a equipe do professor Morris Freedman, do Instituto Baycrest de Ciências da Saúde, concluiu que os lobos frontais do cérebro funcionam como um filtro que suprime as capacidades psíquicas inatas dos humanos.
Capacidades psíquicas
As capacidades psíquicas são um fenômeno que inclui telepatia (conexão mente-mente), clarividência (percepção de objetos ou eventos localizados à distância), precognição (percepção de eventos futuros) e interação mente-matéria (psicocinese). Existem vários estudos que discutem as evidências empíricas da existência de capacidades psíquicas, incluindo argumentos contra a sua existência, pelo fato de os seus efeitos serem difíceis de reproduzir em condições experimentais controladas.
Para vencer essas limitações experimentais, a equipe do professor Freedman desenvolveu um novo modelo neurobiológico baseado no pressuposto de que o cérebro pode atuar como um filtro psi-inibitório, ou seja, os humanos podem ter capacidades psíquicas inatas que são suprimidas por este filtro do lobo frontal. Para testar esta hipótese, a equipe utilizou a estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) para induzir lesões cerebrais reversíveis na região frontal média medial esquerda em participantes saudáveis.
Os cientistas descobriram um efeito psi significativo após a inibição do lobo frontal médio medial esquerdo. Participantes saudáveis com lesões reversíveis induzidas por EMTr que afetaram a região frontal média medial esquerda do cérebro apresentaram efeitos mais fortes em uma tarefa de interação mente-matéria - em comparação com participantes saudáveis sem lesões induzidas por EMTr.
Bloqueio dos efeitos psíquicos
Os resultados experimentais apoiam a premissa de que o cérebro serve como um filtro para bloquear os efeitos psíquicos e podem ajudar a explicar porque estes efeitos são tão reduzidos e difíceis de replicar em participantes saudáveis.
"Este estudo confirmou a nossa hipótese de partida," comentou Freedman. "Os indivíduos com lesões frontais neurológicas ou reversíveis induzidas por EMTr podem constituir uma amostra de eleição para a detecção e replicação deste fenômeno".
Para o pesquisador, os resultados obtidos "têm potencial para transformar a forma como encaramos as interações entre o cérebro e acontecimentos aparentemente aleatórios, e podem fazer avançar significativamente a investigação na área da psi, ajudando a trazer a existência deste fenômeno para o domínio da ciência convencional".
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Mente | Neurociências | Cérebro | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.