Estudo da Raiva
Problemas com o controle da raiva podem ter consequências graves para o indivíduo e para seus entes queridos.
A boa notícia é que bastam quatro semanas de terapia pela internet para que pessoas com raiva e agressividade aprendam a controlar suas emoções, não deixando-as extravasar de forma descontrolada.
No que os pesquisadores chamam de "Estudo da Raiva", eles avaliaram o efeito de duas estratégias de regulação emocional: A plena consciência das emoções e a reavaliação cognitiva.
A plena consciência das emoções se concentra na capacidade de perceber e aceitar os próprios sentimentos e pensamentos, sem julgá-los ou agir sobre eles. A reavaliação cognitiva, por outro lado, concentra-se na capacidade de reinterpretar pensamentos e situações e identificar pensamentos alternativos, que não desencadeiem sentimentos negativos.
Os 234 participantes, todos com problemas significativos de raiva, foram designados aleatoriamente para quatro semanas de treinamento para tomada de consciência emocional, para reavaliação cognitiva ou para uma combinação dessas duas estratégias.
Terapia combinada mais eficaz
Todos os tratamentos tiveram aproximadamente a mesma duração e foram associados com uma diminuição da raiva e da agressividade no final do tratamento. Mas houve diferenças de intensidade nos resultados.
O tratamento combinado resultou em níveis significativamente mais baixos de expressão externa de raiva, agressão e ruminação da raiva, mas não de supressão da raiva, em comparação com a tomada de consciência das emoções ou a reavaliação cognitiva isoladamente.
A combinação foi particularmente eficaz para os participantes que estavam experimentando níveis muito altos de raiva no início da intervenção. E os resultados fortalecem pesquisas e teorias que sugerem que as dificuldades em regular emoções e interpretar eventos e situações podem ser um importante fator que contribui para problemas no controle da raiva.
"Nossos resultados sugerem que um tratamento muito curto, de apenas quatro semanas e administrado pela internet, com apoio mínimo do terapeuta, é eficaz na redução dos problemas de raiva. Nossa esperança é que estudos de acompanhamento confirmem essa descoberta e que o tratamento possa ser oferecido amplamente dentro dos cuidados regulares," disse a professora Johan Bjureberg, do Instituto Karolinska (Suécia).
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Psicoterapia | Terapias Alternativas | Emoções | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.