Seu coração tem uma capacidade de perdoar maior do que você poderia imaginar - especialmente o coração de pessoas adultas que tentam assumir o controle da sua própria saúde.
Neste caso, coração não é usado no sentido metafórico - é o seu coração mesmo, aquele que bate em seu peito e que, em alguns casos, pode desenvolver problemas coronarianos.
Cuidando do coração
Quando adultos entre 30 e 50 anos de idade decidem abandonar hábitos prejudiciais para o seu coração e abraçam mudanças de estilo de vida saudáveis, isso é suficiente para controlar e até mesmo reverter a progressão natural da doença arterial coronariana.
"Não é tarde demais," apregoa a Dra. Bonnie Spring, professora de medicina preventiva da Universidade Northwestern (EUA). "Você não está condenado se chegou na idade adulta e adquiriu alguns maus hábitos. Você ainda pode fazer uma mudança e ela trará benefícios para o seu coração."
Por outro lado, a equipe da Dra. Spring também constatou que, se as pessoas desistem de hábitos saudáveis ou adquirem maus hábitos à medida que envelhecem, haverá um impacto negativo mensurável em suas coronárias.
"Se você não mantiver um estilo de vida saudável, você verá os sinais no seu risco de doença cardíaca," acrescentou a médica.
Estilo de vida saudável
Estas conclusões vieram do exame da calcificação e do espessamento da artéria coronariana de mais 5.000 participantes de um monitoramento de longo prazo que avaliou os participantes quando eles tinham idades entre 18 a 30 anos, e foram novamente avaliados 20 anos mais tarde.
O estilo de vida saudável foi avaliado nos quesitos: sem excesso de peso/obesidade, não-fumante, fisicamente ativo, baixa ingestão de álcool e dieta saudável.
Cada incremento nos fatores de estilo de vida saudável mostrou-se associado com uma redução no risco de calcificação e menor espessura média da artéria coronariana, dois importantes marcadores de doenças cardiovasculares.
A má notícia é que 40% da amostra não apenas abandonou fatores de estilo de vida saudáveis, como também adquiriu maus hábitos à medida que envelheciam.
Como manter o coração feliz
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Coração | Prevenção | Atividades Físicas | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.