Como os casais dormem
Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido) afirmam ser possível descobrir como anda o relacionamento de duas pessoas olhando para a posição que elas dormem.
Primeiro, o professor Richard Wiseman e sua equipe pediram a mais de 1.000 pessoas para descrever a sua posição de dormir preferida e para avaliar a sua personalidade e a qualidade de seu relacionamento.
Os dados revelaram as posições de sono mais populares para os casais: 42% dormem de costas, 31% dormem olhando na mesma direção e apenas 4% passam a noite de frente um para o outro.
Além disso, 12% dos casais passam a noite a menos de uma polegada (2,5 centímetros) de distância um do outro, enquanto 2% dormem a mais de 30 centímetros de distância.
Posição do relacionamento
Faltava então cruzar esses dados com a qualidade do relacionamento relatada pelos participantes.
Os resultados mostraram que, quanto mais distante um do outro o casal passa a noite, pior é o seu relacionamento, com 86% das pessoas que dormiam a menos de uma polegada de distância de seu parceiro sentindo-se felizes com seus relacionamentos, em comparação com 66% das pessoas que dormiam a mais de 30 centímetros de distância.
A diferença é pequena, mas o professor Wiseman vê outros indícios: "Uma das diferenças mais importantes envolve o toque, com 94% dos casais que passam a noite em contato uns com os outros estando felizes com seu relacionamento, em comparação com apenas 68% daqueles que não se tocam."
Vá dormir
Contudo, o trabalho também revelou que os resultados podem se dever a características individuais, e não exatamente ao relacionamento, já que os mais extrovertidos tendem a passar a noite mais perto de seus parceiros, e aqueles considerados mais criativos gostam de dormir virados para a esquerda, independentemente da posição do parceiro.
De qualquer forma, se você pretende bisbilhotar a vida dos outros perguntando sobre sua posição de dormir - para inferir algo sobre a qualidade do seu casamento - talvez seja melhor perguntar antes o tamanho da cama, algo que os pesquisadores não levaram em conta, e que podem explicar bem mais do que os 2,5 centímetros considerados.
Para tirar a prova, e verificar se as conclusões dos pesquisadores realmente valem, talvez você possa tentar melhorar seu relacionamento comprando uma cama mais apertada - você fatalmente terá que ficar mais perto do seu amor.
Além disso, outro estudo concluiu que dormir em camas separadas pode fazer bem para o casal.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Relacionamentos | Sono | Sentimentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.