Fazer pose
A conexão que se assumia haver entre posturas corporais expansivas e o poder não é fixa, mas depende do tipo de postura e da cultura das pessoas envolvidas.
Pesquisadores realizaram quatro testes diferentes com mais de 600 homens e mulheres nascidos nos EUA ou na Ásia (China, Coreia do Sul e Japão) a fim de examinar a experiência psicológica de ver e aprovar posturas corporais expansivas ou restritivas (marcadas por uma espécie de "encolhimento").
As posturas expansivas pesquisadas foram:
"Em quatro testes, o efeito de cada postura dos participantes foi avaliada em comparação com uma postura corporal restritiva, ou seja, sentado com as mãos sob as coxas e de pé com os braços cruzados," conta Lora Park, da Universidade de Buffalo (EUA), idealizadora da comparação.
Melhor pose para impressionar
O teste 1 revelou que a pose pés-sobre-a-mesa foi percebida tanto por norte-americanos quanto pelos asiáticos como menos consistente com as normas culturais de modéstia, humildade e moderação.
Os testes 2a e 2b revelaram que tanto os norte-americanos quanto os asiáticos associam as posturas mãos-espalhadas-sobre-a-mesa e expansiva de pé com maiores sentimentos de poder (por exemplo, responsável, forte, dominante etc).
O teste 3 revelou que a pose pés-sobre-a-mesa invoca sensações de poder e a ativação implícita de conceitos relacionados com o poder entre os norte-americanos, mas não entre os asiáticos.
Finalmente, o teste 4 revelou que a postura pés-sobre-a-mesa leva a comportamentos de aceitar maiores riscos entre os norte-americanos, mas não entre as pessoas do Leste Asiático.
"No geral, estes resultados sugerem que as posturas expansivas têm efeitos tanto universais quanto culturalmente específicos sobre os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos das pessoas," resumiu Park.
Sem representações
Assim, quando quiser impressionar, é melhor evitar colocar os pés sobre a mesa - as mãos sobre a mesa dão resultado melhor se o assunto é mostrar-se poderoso.
Outra possibilidade é deixar as representações de lado e tentar ser um verdadeiro líder, angariando respeito não pelo que você aparenta, mas pelo que você é na realidade.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Trabalho e Emprego | Educação | Ética | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.