Simplicidade e raiva
As letras das músicas em inglês tornaram-se mais simples e mais repetitivas nos últimos 40 anos.
Emilia Cabaleiro e colegas da Universidade de Innsbruck (Áustria) analisaram as letras de 12.000 músicas em inglês nos estilos rap, country, pop, ritmo & blues e rock (2.400 músicas por gênero) lançadas entre 1980 e 2020.
As análises mostraram que, na média, as letras se tornaram mais simples e mais fáceis de entender ao longo do tempo, e que o número de palavras diferentes usadas nas músicas diminuiu, principalmente entre as músicas de rap e rock.
A equipe afirma que o aumento geral na repetitividade das letras em vários gêneros fez com que as letras se tornassem mais simples, o que leva à hipótese de que a tendência para letras mais simples possa refletir mudanças no consumo de música, como o aumento do número de músicas tocadas como música de fundo.
Emoções nas músicas
Outra descoberta é que as letras tenderam a se tornar mais emocionais e pessoais com o tempo: O uso de palavras emocionalmente positivas e negativas aumentou nas músicas de rap, enquanto o uso de letras emocionalmente negativas aumentou nas músicas de ritmo & blues, pop e country.
Além disso, todos os gêneros apresentaram aumento no uso de palavras relacionadas à raiva.
Análises adicionais sobre as audições das 12.000 letras de músicas na plataforma online de letras Genius revelaram que as letras de músicas de rock mais antigas tendem a ser ouvidas mais do que as de músicas de rock mais recentes, mas que as letras de músicas country mais recentes tendem a ser ouvidas mais do que aquelas de canções country mais antigas.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Diversão | Mente | Memória | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.