Atenção plena na IA
Os benefícios das práticas de meditação e da mente alerta são tão vastos que os cientistas já concluíram que, se meditação fosse remédio, seria o melhor do mundo.
E agora temos mais um item a acrescentar na lista de aplicações dessa terapia de 1001 utilidades: Lidar com a inteligência artificial.
"O crescente fascínio da IA reside em sua poderosa capacidade de atender aos nossos desejos, proporcionando-nos gratificação instantânea quando e como quisermos. Isso é particularmente atraente em um mundo cada vez mais digital e acelerado, onde as pessoas frequentemente enfrentam o isolamento e o tédio. No entanto, essa mesma conveniência e capacidade de resposta da IA também representam um risco: seu potencial viciante," contextualiza o professor Giulio Toscani, da Esade de Barcelona (Espanha).
Esse apelo da IA e a falta de conhecimento sobre seus riscos significam que a maioria das pessoas pode adotar as novas tecnologias sem entender completamente como elas funcionam ou se preparar para as possíveis consequências negativas - incluindo privacidade de dados, assédio online e desinformação.
Meditar para usar IA
É aí que entra a meditação: Ante esse quadro desafiador, a recomendação do especialista é que as pessoas parem e reflitam sobre como suas interações com as ferramentas de IA podem influenciar ou moldar sua realidade - mas elas devem fazer isto antes de decidir qualquer questão e, sobretudo, antes de agir no mundo real.
"Essa abordagem reflexiva nos ajuda a compreender as implicações mais amplas da tecnologia, além da funcionalidade e eficiência imediatas. Ela nos permite considerar como a tecnologia impacta nossas vidas, relacionamentos e considerações éticas, nos guiando para decisões mais ponderadas e informadas," disse Toscani.
A meditação é a ferramenta mais adequada para as pessoas refletirem, e elas podem fazer isto com relação ao uso de uma tecnologia tão impactante quanto a IA. "Reservar um tempo para refletir deliberadamente sobre o uso da tecnologia e seu impacto em nossas vidas abre caminho para hábitos de longo prazo mais intencionais e saudáveis," sugere o pesquisador.
"Ao fomentar uma cultura de reflexão consciente sobre como interagimos com a tecnologia, a meditação desempenha um papel crucial na promoção do uso responsável e ético. Enfatizar a reflexão nos ajuda a tomar decisões mais informadas e ponderadas que potencializam o impacto positivo da tecnologia, ao mesmo tempo em que mitigam seus riscos. Essa mudança cultural em direção à atenção plena nos incentiva a considerar as implicações mais amplas de nossas escolhas tecnológicas, promovendo uma relação mais responsável e humana com as ferramentas que moldam nossas vidas," concluiu Toscani.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Meditação | Comportamento | Relacionamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.