Leitura de emoções
Uma tecnologia inovadora que consegue reconhecer emoções humanas em tempo real promete revolucionar vários setores, incluindo sistemas vestíveis de próxima geração que forneçam serviços baseados no estado emocional dos usuários.
Compreender e extrair com precisão informações emocionais tem sido um desafio devido à natureza abstrata e ambígua dos afetos humanos, como emoções, humores e sentimentos. Para resolver isso, pesquisadores desenvolveram um sistema multimodal de reconhecimento de emoções humanas que combina dados das expressões verbais e não verbais.
O cerne do sistema é uma interface facial integrada à pele. Sem depender de baterias, extensível como a pele humana e transparente, essa interface tem como elementos centrais sensores bidirecionais de deformação e vibração, que permitem a detecção e integração simultânea de dados de expressão verbal e não verbal conforme o rosto se movimenta sutilmente com a expressão das emoções.
Uma técnica de semicura permite fabricar os sensores transparentes, que geram sua própria energia por fricção, que são dispostos em uma máscara personalizada, elástica e transparente. "Desenvolvemos um sistema de interface facial integrada à pele que pode ser personalizado individualmente," disse o professor Jiyun Kim, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan (Coreia do Sul).
Os dados coletados são transferidos sem fio para o computador ou celular, onde um aplicativo processa as informações e reconhece as emoções em tempo real.
Interface com emoções
A equipe integrou a detecção da deformação muscular facial e das vibrações das cordas vocais, provendo o reconhecimento das emoções em tempo real. As capacidades do sistema foram demonstradas em um aplicativo de realidade virtual que faz recomendações personalizadas de músicas, filmes e livros de acordo com o estado emocional do usuário. Mas a equipe afirma que as possibilidades de aplicação são muito mais amplas, incluindo casas inteligentes, escritórios inteligentes e sistemas de atendimento ao usuário em áreas de entretenimento ou compras.
"Para uma interação eficaz entre humanos e máquinas, os dispositivos de interface humano-máquina devem ser capazes de coletar diversos tipos de dados e lidar com informações integradas complexas. Este estudo exemplifica o potencial do uso das emoções, que são formas complexas de informação humana, nos futuros sistemas vestíveis de última geração," concluiu o professor Kim.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Robótica | Emoções | Sentimentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.