Inalação contra covid
No final do ano passado, pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) demonstraram como a inalação com soro fisiológico inibe a replicação do SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19.
Novos testes realizados pela equipe mostraram agora que um inalador de uma solução de partículas de sal (cloreto de sódio, ou NaCl) foi capaz de inibir a replicação do coronavírus em células de macacos e de humanos.
Quando as células estão sob efeito do sal, elas ficam desbalanceadas e precisam diminuir a quantidade de NaCl, colocando-o para fora, o que necessita de um grande gasto de ATP (energia). Caso o vírus já tenha infectado essa célula, ele precisa de energia para realizar sua replicação. Porém, como tudo já foi gasto com o balanceamento da concentração de sal, não resta energia para criação de material viral.
Se os resultados se mantiverem promissores nas pesquisas a seguir, a longo prazo esta pode ser uma medida econômica para lidar não apenas com a covid-19, mas também com outras doenças respiratórias virais.
Sal contra o vírus
A nova bateria de testes começou com células de macacos. "Com apenas 1,2% de NaCl já tinha 100% de inibição," contou a professora Cristiane Guzzo.
Quando a equipe utilizou células do epitélio pulmonar humano, para a mesma concentração de NaCl, a eficácia foi de 90%, levantando a possibilidade de inibição do vírus mesmo depois que ele atinja o pulmão. "Tem um resultado muito promissor do efeito do NaCl sobre a replicação do sars-cov-2," destacou a professora.
A pesquisa está na primeira fase. Para ser utilizado em um possível tratamento, serão necessários mais estudos e testes dos inaladores, como aqueles utilizados para resfriados.
"Estamos continuando isso, com formas diferentes de conseguir chegar ao sal no pulmão e tentar validar a eficácia para um futuro tratamento para covid," ressaltou a professora.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Tratamentos | Prevenção | Vírus | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.