07/06/2024

IA faz computador se antecipar às emoções humanas

Redação do Diário da Saúde
IA faz computador entender as emoções humanas
A ideia é que os computadores se antecipem, incentivando emoções positivas e evitando emoções negativas.
[Imagem: Gerado por IA/DALL-E]

Emoção artificial

Pesquisadores finlandeses desenvolveram um modelo que permite aos programas de computador interpretar e compreender as emoções humanas, utilizando princípios da psicologia matemática.

Este avanço poderá melhorar significativamente a interface entre os seres humanos e os computadores e demais tecnologias inteligentes, incluindo os sistemas de inteligência artificial, tornando-os mais intuitivos e responsivos aos sentimentos do usuário.

O modelo poderá ser usado para prever, por exemplo, quando um usuário ficará irritado ou ansioso. Nessas situações, o computador poderia, por exemplo, fornecer instruções adicionais ao usuário ou redirecionar a interação para evitar emoções negativas e fomentar emoções positivas.

No atual estágio de desenvolvimento, o sistema consegue prever se o usuário apresenta sentimentos de felicidade, tédio, irritação, raiva, desespero e ansiedade.

"Os humanos interpretam e reagem naturalmente às emoções uns dos outros, uma capacidade fundamental que as máquinas não têm. Essa discrepância pode tornar as interações com computadores frustrantes, especialmente se a máquina permanecer alheia ao estado emocional do usuário," disse o professor Jussi Jokinen, da Universidade de Jyvaskyla (Finlândia). "Nosso modelo pode ser integrado a sistemas de IA, concedendo-lhes a capacidade de compreender psicologicamente as emoções e, assim, relacionar-se melhor com seus usuários."

IA faz computador entender as emoções humanas
O sistema já está se saindo muito bem nas emoções para as quais ele foi programado.
[Imagem: Jiayi Eurus Zhang et al. - 10.1145/3613904.3641908]

Psicologia matemática

O projeto utiliza a psicologia matemática para encontrar soluções para o problema de "desalinhamento" entre os sistemas computacionais inteligentes e seus usuários.

A teoria por trás disso postula que as emoções são geradas quando a cognição humana avalia eventos de várias perspectivas.

"Considere um erro de computador durante uma tarefa crítica. Este evento é avaliado pela cognição do usuário como sendo contraproducente. Um usuário inexperiente pode reagir com ansiedade e medo devido à incerteza sobre como resolver o erro, enquanto um usuário experiente pode sentir irritação, irritado por ter que perder tempo resolvendo o problema. Nosso modelo prevê a resposta emocional do usuário simulando esse processo de avaliação cognitiva," detalha Jokinen.

A próxima fase do projeto irá focar na busca de aplicações potenciais dessa compreensão emocional, de ambientes de escritório a plataformas de mídia social.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Simulating Emotions With an Integrated Computational Model of Appraisal and Reinforcement Learning
Autores: Jiayi Eurus Zhang, Bernhard Hilpert, Joost Broekens, Jussi P. P. Jokinen
Publicação: Proceedings of the CHI 24
Vol.: 703 Pages 1-12
DOI: 10.1145/3613904.3641908
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Relacionamentos

Psicoterapia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.