Suplemento de ginseng
O ginseng é um dos suplementos alimentares mais populares do mundo. Feito de várias plantas e ervas, ele proporciona muitos benefícios, com numerosos estudos científicos apontando propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, bem como efeitos anticancerígenos.
Borja Castellanos e colegas da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha) adicionaram agora mais um item a essa lista de benefícios: O ginseng também pode ser útil para os exercícios físicos.
Depois de revisar mais de 700 estudos científicos sobre o assunto, Castellanos concluiu que tomar ginseng tem um efeito direto na redução da fadiga e ajuda a recuperar os músculos após o treino.
Mais especificamente, tomar ginseng pode reduzir significativamente os danos musculares pós-exercício em adultos saudáveis, melhora a regeneração muscular e ajuda o corpo a se recuperar da fadiga muscular e dos danos após o exercício físico.
Redução da fadiga
O esforço e a intensidade dos movimentos no esporte geram danos nos músculos - é principalmente um dano inflamatório. Os princípios ativos dos compostos contidos no ginseng estimulam o sistema nervoso central, possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e regulam o cortisol, o hormônio do estresse, beneficiando muitas das funções metabólicas do corpo e ajudando o sistema imunológico a funcionar como deveria.
É importante observar que, ao reduzir a fadiga, o ginseng também pode ajudar a reduzir o risco de lesões, sobretudo no caso dos músculos e ligamentos, o que por sua vez pode melhorar o desempenho atlético.
"Descobrimos que o ginseng pode desempenhar um papel significativo como suplemento nutricional quando se trata de recuperação após o exercício," disse o pesquisador. "Quando tomado em conjunto com uma dieta balanceada, o ginseng pode fornecer nutrição adicional para atletas ou qualquer pessoa que pratique exercícios físicos regularmente. Também é importante notar que, a menos que seja medicamente contra-indicado em qualquer caso, tomar ginseng regularmente é considerado benéfico (ou pelo menos não prejudicial) para pessoas saudáveis."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Atividades Físicas | Plantas Medicinais | Alimentação e Nutrição | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.