Logotipos para esquecer
As empresas gastam milhões de dólares todos os anos para tentar fixar suas marcas na mente dos consumidores.
Mas será que vale a pena, e será que esses símbolos, nome e cores são realmente essenciais?
Entre 85 alunos de graduação da Universidade da Califórnia (EUA), apenas um conseguiu lembrar corretamente o logotipo da Apple - uma das marcas mais conhecidas no mundo - quando lhes foi pedido para desenhar o símbolo da maçã mordida.
E menos da metade dos estudantes identificou corretamente o logotipo real quando ele foi mostrado entre uma série de logos similares com características ligeiramente diferentes.
Entre os participantes estavam 52 usuários dos computadores da Apple, 10 usuários de PC e 23 alunos que usam tanto o Apple quanto PCs - mas os resultados não foram diferentes entre os usuários de PC e da Apple.
Memória pobre
Isso parece contrariar a intenção geral dos projetistas, que desenham os logotipos para que eles sejam simples, fáceis de lembrar e visualmente distintos.
"As pessoas tiveram dificuldade em apontar o logotipo correto mesmo quando ele estava bem na frente delas," disse a pesquisadora Alan Castel.
Castel já havia mostrado em outra pesquisa que a maioria das pessoas não sabia a localização de um extintor de incêndio vermelho perto da sua mesa no escritório, apesar de terem passado por ele centenas ou milhares de vezes.
Uma explicação sugerida pela pesquisadora é que aprendemos que não é importante nos lembrarmos de detalhes muito específicos - um sistema de memória eficiente não precisa armazenar os detalhes de um logotipo corporativo.
"A memória das pessoas, mesmo para objetos extremamente comuns, é muito mais pobre do que elas acreditam que seja," concluiu Castel.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Memória | Mente | Cérebro | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.