Dinâmica do Estilo de Vida
Embora seja comum a percepção de que o tempo esteja passando cada vez mais rápido, esta é uma impressão de todas as épocas, estando registrada na literatura de épocas que hoje nos parecem calmas e sossegadas.
Na verdade, pode ser até que estejamos ficando mais entediados.
De acordo com as respostas oferecidas por milhões de pessoas nos países para os quais há dados disponíveis, o estilo de vida no mundo desde a década de 1960 é cada vez menos dinâmico.
Usando dados mundiais das pesquisas sobre o uso do tempo, pesquisadores das universidades Politécnica de Madrid e Alicante (Espanha) desenvolveram o que eles chamam de "Índice de Dinâmica do Estilo de Vida", um índice novo que captura a dinâmica do modo de viver das pessoas a partir de relatos de atividades e usos diários do tempo.
O índice ordena as atividades em uma escala de 0 a 100, onde 0 é um estilo de vida com uma única atividade em todo o dia, e 100 é um estilo em que a pessoa precisa completar em um único dia virtualmente todo tipo de atividade que precisa para sobreviver.
Os dias estão ficando mais monótonos
Na prática, o índice permite organizar os países em ordem de como se dá um dia médio de seus cidadãos: Desde o dia mais tranquilo até o dia mais caótico possível.
Ao trabalhar com dados da Espanha, Estados Unidos, Países Baixos e Reino Unido, a equipe constatou que há uma queda firme e geral na dinâmica do estilo de vida, que vem-se tornando mais monótona com o passar dos anos.
Isso significa que, desde a década de 1960, cada pessoa sente estar realizando menos atividades e mais rotinas repetitivas em suas atividades diárias.
Segundo a equipe, o índice de dinâmica do estilo de vida pode ser um instrumento importante para a tomada de decisões socioeconômicas, uma vez que ele revela implicações que vão da qualidade de vida e dos efeitos sobre a saúde física e mental até o consumo de energia dos lares.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Qualidade de Vida | Trabalho e Emprego | Diversão | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.