Efeito placebo no treinamento
Você pode obter um melhor efeito do seu treinamento físico se acreditar que o programa de treinamento que está seguindo foi elaborado especialmente para você.
"Se você acredita que o programa de treinamento que está seguindo foi otimizado para você, isso por si só terá um efeito, independentemente do conteúdo do programa. É exatamente o mesmo que o efeito placebo que conhecemos da medicina," disse Kolbjorn Lindberg, na Universidade de Agder (Noruega).
Placebo é o nome do fenômeno ainda não totalmente compreendido que ocorre quando a medicação ou tratamento funciona melhor se o paciente acredita que funcionará. Os medicamentos placebo são uma parte importante da pesquisa clínica: Nos ensaios duplo-cego, o medicamento ativo e o placebo são administrados aos voluntários de acordo com um código, de modo que nem os pesquisadores nem os voluntários saibam quem recebeu o quê. Dessa forma, os pesquisadores podem avaliar objetivamente o efeito do medicamento.
"O efeito placebo tem sido estudado por mais de setenta anos, mas analisá-lo no contexto da pesquisa de exercícios é algo novo," garante Lindberg.
Treinamento (não) personalizado
Neste experimento, 40 voluntários fizeram uma série de testes físicos preliminares e então receberam programas de treinamento que deveriam seguir.
Metade dos participantes foi informado de que o programa de treinamento havia sido especialmente adaptado para eles com base nos testes preliminares - este foi o grupo de intervenção. A outra metade, o grupo de controle, não recebeu essa informação, apenas o programa.
Todos os participantes receberam programas de treinamento que variaram em relação ao peso e ao número de repetições em razão de suas diferenças pessoais. Mas, na média, os programas dos dois grupos eram em tudo semelhantes.
Depois de completar as 8-10 semanas de treinamento, os participantes foram novamente testados em laboratório.
"Aconteceu que aqueles que pensavam ter recebido um programa de treinamento adaptado individualmente obtiveram melhores resultados em média do que o grupo de controle. Mesmo que os dois grupos tenham seguido o mesmo programa em média," disse Lindberg.
Acredita e faça melhor
Os pesquisadores encontraram diferenças significativas entre os dois grupos, com o efeito placebo agindo especialmente com o exercício de agachamento e no quesito espessura muscular geral.
Mas como o efeito placebo funcionou no rendimento dos exercícios? A equipe acredita que não há mistério nisso.
"Houve indícios de que os participantes que pensavam estar seguindo um programa pessoal treinaram um pouco mais e com maior intensidade. Muitos desses pequenos fatores podem afetar o resultado," disse o pesquisador.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Atividades Físicas | Concentração | Emoções | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.