Alimentos fortificados com vitamina A
A deficiência de vitamina A é a principal causa mundial de cegueira infantil e, em casos graves, pode ser fatal.
Fortificar alimentos com vitamina A pode ser uma ótima solução, mas tem sido um desafio difícil de vencer.
Agora, pesquisadores conseguiram desenvolver uma nova maneira de encapsular a vitamina A em um polímero protetor que evita que o nutriente seja decomposto durante o cozimento ou armazenamento.
"A vitamina A é um micronutriente muito importante, mas é uma molécula instável," explica a professora Ana Jaklenec, do MIT (EUA). "Queríamos ver se nossa vitamina A encapsulada poderia fortalecer um veículo alimentar, como cubos de caldo de carne ou farinha, durante o armazenamento e cozimento, e se a vitamina A poderia permanecer biologicamente ativa e ser absorvida".
Em um pequeno ensaio clínico, a equipe comprovou que, quando as pessoas comiam pão enriquecido com vitamina A encapsulada, a biodisponibilidade do nutriente é semelhante a quando a vitamina A era consumida naturalmente.
"Este é um estudo que deixa nossa equipe muito animada porque mostra que tudo o que fizemos em tubos de ensaio e animais funciona de forma segura e eficaz em humanos," disse o professor Robert Langer. "Esperamos que isso abra a porta para um dia ajudar milhões, senão bilhões, de pessoas no mundo em desenvolvimento."
A tecnologia já foi licenciada para duas empresas que pretendem desenvolvê-la para uso em produtos alimentícios.
Vitamina A
A vitamina A é crítica não apenas para a visão, mas também para o funcionamento do sistema imunológico e de órgãos como o coração e os pulmões.
Esforços para adicionar vitamina A ao pão ou outros alimentos, como cubos de caldo de carne, não tiveram sucesso porque a vitamina se decompõe durante o armazenamento ou cozimento.
A equipe superou esse problema usando um polímero chamado BMC para encapsular nutrientes, incluindo ferro, vitamina A e vários outros. Eles mostraram que esse revestimento protetor melhora a vida útil dos nutrientes e que as pessoas que consumiram pão enriquecido com os nutrientes encapsulado conseguiram absorver esses nutrientes.
O BMC é classificado pela autoridade de saúde norte-americana (FDA) como "Geralmente considerado seguro" e já é usado em revestimentos para medicamentos e suplementos dietéticos.
A vitamina A encapsulada nas partículas de polímero mostrou-se mais resistente à degradação por luz intensa, altas temperaturas ou água fervente. Nessas condições, muito mais vitamina A permaneceu ativa do que quando a vitamina A estava livre ou quando foi entregue em uma forma chamada VitA 250, que atualmente é a forma mais estável de vitamina A usada para fortificação de alimentos.
Além disso, até 30% da vitamina A encapsulada foi absorvida pelo organismo, o mesmo que a vitamina A não cozida, em comparação com cerca de 3% da vitamina A livre cozida.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Vitaminas | Alimentação e Nutrição | Olhos e Visão | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.