Atendimento médico de qualidade
O mínimo que cada pessoa pode exigir de um profissional de saúde é um atendimento de alta qualidade e total dedicação ao caso individual.
Longe das antigas "ordens médicas", pacientes cada vez mais bem informados sabem procurar uma segunda opinião médica e deixam cada vez mais claro que os médicos não podem decidir sozinhos.
O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança no Atendimento ao Paciente, da Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento e aumentar a qualidade dos serviços de saúde.
Isto tem levado o Ministério da Saúde a desenvolver esforços que visam melhorar a comunicação e a transparência de informações entre profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes.
Perguntas a serem feitas na consulta médica
O paciente também pode colaborar com esse movimento. A consulta médica é um momento que deve ser bem aproveitado, visando captar todas as informações de interesse do paciente.
Assim, é necessário fazer as perguntas certas ao médico no momento da consulta.
Dez perguntas básicas podem ajudar o paciente a sair do consultório com uma ideia bastante satisfatória a respeito de seu problema de saúde e do tratamento:
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Atendimento Médico-Hospitalar | Ética | Relacionamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.