26/03/2025

Bactérias invadem cérebro após implante de chips neurais

Redação do Diário da Saúde
Bactérias invadem cérebro após implante de chips neurais
Os neurochips estão sendo usados para tratar distúrbios neurodegenerativos, mas também podem acabar envolvidos em sua causação.
[Imagem: Alain Herzog]

Perigos dos chips neurais

Os implantes cerebrais, também conhecidos como chips neurais ou neurochips, prometem maravilhas, de restaurar o movimento em pacientes com paralisia e controlar a epilepsia e outros distúrbios neurológicos, até "otimizar" as funções humanas e permitir operar aparelhos com o cérebro.

Mas ainda não chegamos lá, e cientistas acabam de descobrir mais um desafio que terá que ser vencido antes que possamos transformar todas essas promessas em realizações.

George Hoeferlin e colegas da Universidade Case Western (EUA) descobriram que bactérias podem invadir o cérebro na sequência do implante do neurochip, contribuindo para a inflamação e reduzindo a eficácia do chip neural a longo prazo.

Ao examinar a presença de DNA bacteriano no chip de cobaias nas quais os implantes cerebrais são testados, a equipe teve uma surpresa.

Eles encontraram dentro do cérebro bactérias normalmente encontradas no intestino. Ou seja, não se trata de uma mera contaminação do chip ou dos instrumentos cirúrgicos: O implante do chip parece criar uma brecha na barreira hematoencefálica, a camada que protege o cérebro, permitindo a entrada de micróbios.

As implicações da descoberta vão além da falha dos implantes neurais: Algumas das bactérias encontradas no cérebro estão associadas a doenças neurológicas, incluindo Alzheimer, Parkinson e derrame.

"Se não identificarmos ou tratarmos essa consequência do implante, poderemos estar causando mais danos do que consertando," disse o professor Jeffrey Capadona, coordenador da pesquisa. "Esta descoberta destaca a necessidade urgente de desenvolver uma estratégia permanente para prevenir a invasão bacteriana de dispositivos implantados, em vez de apenas gerenciar a inflamação após o fato. Quanto mais entendermos sobre esse processo, melhor poderemos projetar implantes que funcionem com segurança e eficácia."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Bacteria invade the brain following intracortical microelectrode implantation, inducing gut-brain axis disruption and contributing to reduced microelectrode performance
Autores: George F. Hoeferlin, Sarah E. Grabinski, Lindsey N. Druschel, Jonathan L. Duncan, Grace Burkhart, Gwendolyn R. Weagraff, Alice H. Lee, Christopher Hong, Meera Bambroo, Hannah Olivares, Tejas Bajwa, Jennifer Coleman, Longshun Li, William Memberg, Jennifer Sweet, Hoda Amani Hamedani, Abhinav P. Acharya, Ana G. Hernandez-Reynoso, Curtis Donskey, George Jaskiw, E. Ricky Chan, Andrew J. Shoffstall, A. Bolu Ajiboye, Horst A. von Recum, Liangliang Zhang, Jeffrey R. Capadona
Publicação: Nature Communications
Vol.: 16, Article number: 1829
DOI: 10.1038/s41467-025-56979-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Implantes

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.