Perigos dos chips neurais
Os implantes cerebrais, também conhecidos como chips neurais ou neurochips, prometem maravilhas, de restaurar o movimento em pacientes com paralisia e controlar a epilepsia e outros distúrbios neurológicos, até "otimizar" as funções humanas e permitir operar aparelhos com o cérebro.
Mas ainda não chegamos lá, e cientistas acabam de descobrir mais um desafio que terá que ser vencido antes que possamos transformar todas essas promessas em realizações.
George Hoeferlin e colegas da Universidade Case Western (EUA) descobriram que bactérias podem invadir o cérebro na sequência do implante do neurochip, contribuindo para a inflamação e reduzindo a eficácia do chip neural a longo prazo.
Ao examinar a presença de DNA bacteriano no chip de cobaias nas quais os implantes cerebrais são testados, a equipe teve uma surpresa.
Eles encontraram dentro do cérebro bactérias normalmente encontradas no intestino. Ou seja, não se trata de uma mera contaminação do chip ou dos instrumentos cirúrgicos: O implante do chip parece criar uma brecha na barreira hematoencefálica, a camada que protege o cérebro, permitindo a entrada de micróbios.
As implicações da descoberta vão além da falha dos implantes neurais: Algumas das bactérias encontradas no cérebro estão associadas a doenças neurológicas, incluindo Alzheimer, Parkinson e derrame.
"Se não identificarmos ou tratarmos essa consequência do implante, poderemos estar causando mais danos do que consertando," disse o professor Jeffrey Capadona, coordenador da pesquisa. "Esta descoberta destaca a necessidade urgente de desenvolver uma estratégia permanente para prevenir a invasão bacteriana de dispositivos implantados, em vez de apenas gerenciar a inflamação após o fato. Quanto mais entendermos sobre esse processo, melhor poderemos projetar implantes que funcionem com segurança e eficácia."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Neurociências | Implantes | Cérebro | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.