Aparelho antidor
Um dispositivo implantável, projetado para resfriar os nervos, diminuindo os impulsos dolorosos, fornece alívio da dor sob demanda - seu efeito analgésico pode ser ligado e desligado.
Quando testado em animais de laboratório com dor neuropática - ele ainda não foi aprovado para uso humano - o aparelho produziu resfriamento altamente localizado, aliviando a dor das cobaias.
Um dispositivo capaz de induzir analgesia local conforme a necessidade poderá ser um divisor de águas para o controle da dor, sobretudo para as dores crônicas, eventualmente dispensando os medicamentos, incluindo os problemáticos opioides.
O aparelho funciona com base no resfriamento analgésico do nervo - assim, como colocar gelo em uma articulação ou músculo dolorido, a aplicação direcionada de temperatura fria diretamente nos nervos pode bloquear a condução dos sinais de dor, proporcionando alívio temporário.
No entanto, os aparelhos atuais de resfriamento de nervos são volumosos e rígidos, com resfriamento inespecífico e requisitos de alta potência - qualidades que impedem seu uso clínico prático.
Para resolver isso, Jonathan Reeder e colegas da Universidade Northwestern (EUA) desenvolveram um sistema de resfriamento de nervo macio, miniaturizado e implantável, baseado em tecnologias eletrônicas flexíveis e microfluídicas de última geração. A equipe usou uma transição de fase de líquido para gás dentro de canais microfluídicos criados em uma faixa elástica. Essa faixa é colocada de forma a envolver nervos periféricos, fornecendo um resfriamento direcionado. Um sensor térmico integrado monitora e controla a temperatura em tempo real.
Implantável e reabsorvível
Como o dispositivo é feito de materiais solúveis em água e biocompatíveis, ele é biorreabsorvível (ou seja, pode se degradar no corpo), permitindo que ele seja implantado sem a preocupação com uma cirurgia adicional de remoção.
Para demonstrar a capacidade do dispositivo, os pesquisadores realizaram experimentos in vivo em animais com dor neuropática, resfriando com rapidez e precisão os nervos periféricos para fornecer alívio da dor local e sob demanda.
A equipe acredita que, uma vez totalmente desenvolvido e aprovado, o aparelho se tornará uma maneira eficaz e reversível de aliviar a dor, inclusive após amputações, enxertos de nervos ou cirurgias de descompressão da coluna vertebral.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Dores Crônicas | Equipamentos Médicos | Implantes | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.