Remédio que piora a doença
Dois medicamentos anti-inflamatórios comumente usados para dor nas costas podem na verdade piorar a condição a longo prazo.
Os medicamentos, chamados dexametasona e diclofenaco, podem interferir nos processos normais do corpo para curar o tecido lesionado, gerando uma piora na dor a longo prazo.
A dor lombar é uma das condições mais comuns em todo o mundo, com cerca de quatro em cada cinco pessoas experimentando a condição em algum momento de sua vida.
A grande dificuldade é que as causas da dor lombar geralmente não são claras. Alguns dos afetados apresentam uma protuberância externa em um dos discos da coluna que amortecem as vértebras - conhecido como disco escorregadio - mas muitas pessoas sem dor nas costas também têm essa protuberância.
Como os analgésicos opioides podem ser viciantes, os médicos podem prescrever medicamentos anti-inflamatórios. Isso porque a dor pode ser agravada pela inflamação, que é uma ativação de baixo grau das células imunes.
Inflamação para o bem
Luda Diatchenko e seus colegas da Universidade McGill (Canadá) investigaram 98 pacientes que desenvolveram dor lombar há pouco tempo. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e as analisaram para ver quais genes estavam ativos nas células imunes que circulavam no sangue.
Naqueles pacientes cuja dor diminuiu nos três meses posteriores, um tipo de célula imune inflamatória - os neutrófilos - apresentou níveis mais altos de atividade do que nas pessoas cuja dor persistiu. Isso sugere que algumas células inflamatórias podem ajudar as pessoas a superar a dor - um processo que pode ser interrompido se a pessoa tomar medicamentos anti-inflamatórios.
A equipe também descobriu que, em camundongos que sofreram uma lesão nas costas, o tratamento com anti-inflamatórios como dexametasona e diclofenaco aliviou a dor a curto prazo, mas levou a mais dor a longo prazo. Sem qualquer tratamento com drogas anti-inflamatórias, os animais também experimentaram dor a longo prazo se seus neutrófilos fossem mortos por injeções de um anticorpo.
"A inflamação é dolorosa, mas essa inflamação é necessária para que nosso corpo resolva a dor," disse Diatchenko.
Mas, para realmente ver se os medicamentos anti-inflamatórios fazem a dor nas costas persistir, será necessário realizar um estudo randomizado comparando diferentes tipos de analgésicos.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Medicamentos | Dores Crônicas | Terapias Alternativas | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.