Opinião dos mais jovens
Embora profundamente divididas, as atitudes do público em relação aos gays e lésbicas estão mudando rapidamente.
O tom das mudanças está sendo dado pelas gerações mais jovens, mostrando um caminho de uma aceitação cada vez maior do homossexualismo.
Foi o que revelou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos por cientistas da Universidade de Chicago.
Pluralidade
Além de uma pluralidade que agora aprova o casamento homossexual, os norte-americanos apóiam maciçamente liberdades civis básicas e a liberdade de expressão para gays e lésbicas, em contraste com a aguda divisão nessas questões verificada na década de 1970.
Tomados em conjunto, os resultados mostram uma clara "tendência rumo a uma maior tolerância em relação à homossexualidade," disse Tom W. Smith, coordenador da pesquisa.
O aumento do apoio para o casamento homossexual foi especialmente dramático nas últimas duas décadas.
Essa aceitação passou de 11% de aprovação em 1988 para 46% em 2010. Do outro lado, 40% da população ainda se opõe ao casamento homossexual.
Apesar da divisão de opiniões, esta é a primeira vez que a pluralidade vence, ainda por uma margem apertada, mas mostrando uma clara tendência de queda do preconceito.
Conflito de gerações
"Há um grande fosso entre as gerações sobre a questão [do casamento entre pessoas do mesmo sexo]," disse Smith.
Enquanto 64% das pessoas com menos de 30 aprovam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apenas 27% das pessoas com 70 anos ou mais o apóiam.
A aceitação da homossexualidade, no geral, também reflete a diferença de gerações.
Em 2010, 26% das pessoas pesquisadas que tinham menos de 30 disseram achar que os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo está "sempre errado", enquanto 63% das pessoas com 70 anos de idade ou mais tinham essa opinião.
Aceitação da homossexualidade
A mudança rumo à aceitação da homossexualidade começou no final dos anos 1980, depois de anos se mantendo relativamente constante.
Em 1973, 70% das pessoas achavam que as relações homossexuais eram "sempre errado" e, em 1987, 75% tinham essa opinião.
Em 2000, no entanto, esse número caiu para 54% e em 2010 caiu para 43,5%.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Relacionamentos | Sexualidade | Preconceitos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.