Neutrófilos
Pessoas obesas e com diabetes do tipo 2 estão mais propensos a desenvolver doenças infecciosas porque as duas condições afetam o sistema imunológico.
O que não se sabia até agora era o mecanismo envolvido nessa queda da imunidade.
O que ocorre é que o fenômeno está ligado a alterações nos neutrófilos, as primeiras células de defesa a reagir diante de um agente invasor. Os neutrófilos perdem eficiência no reconhecimento de bactérias e morrem mais facilmente.
É o que acabam de descobrir Wilson Kuwabara e Tatiana Loureiro, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo).
"Encontramos a resposta ao investigar, nos neutrófilos, o que ocorre com a proteína TLR4 quando esta reconhece a toxina LPS [lipopolissacarídeo, principal componente da membrana externa de bactérias gram-negativas] dos patógenos invasores", disse Wilson, acrescentando que até agora não se sabia a razão pela qual obesos e diabéticos são mais vulneráveis ao agravamento de doenças infecciosas.
TLR4
O trabalho é importante porque conseguiu demonstrar que os neutrófilos dos animais obesos e animais ratos diabéticos não conseguem reagir com eficácia ante o ataque das bactérias, facilitando a instalação do processo infeccioso.
O mecanismo agora descoberto envolve os receptores do tipo Toll (do inglês toll-like receptors, ou TLR), uma família de proteínas que fazem parte do sistema imunológico. Problemas no processo de ativação especificamente do TLR4 estão associados a uma menor capacidade das células de defesa de combater microrganismos, comprometendo o processo inflamatório.
Os pesquisadores vão agora se dedicar a estudar como evitar que os neutrófilos sejam inviabilizados por essa alteração, o que poderá levar, no futuro, a formas de tratamento dos problemas verificados nos pacientes obesos e diabéticos.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Infecções | Sistema Imunológico | Dietas e Emagrecimento | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.