Pobreza e confiança
Psicólogos identificaram um novo estereótipo surpreendente, mas generalizado na sociedade ocidental, que associa a riqueza pessoal à confiabilidade atribuída a uma pessoa.
Mélusine Boon-Falleur e seus colegas da Universidade de Ciências e Letras de Paris (França) analisaram populações de oito países, incluindo Brasil, Colômbia, República Democrática do Congo, Índia, França, Nigéria, Filipinas e Reino Unido. Para isso, a equipe empregou um método inovador para revelar estereótipos, evitando, ao mesmo tempo, o preconceito de desejabilidade social.
Em todas as culturas, os dados mostraram que indivíduos com menos recursos materiais são consistentemente vistos como menos confiáveis, ou menos dignos de confiança.
"Pessoas com menos recursos são consistentemente percebidas como menos confiáveis por outras pessoas ao redor do mundo, mesmo entre indivíduos que também têm poucos recursos," confirmou Mélusine.
As implicações dessas descobertas são de longo alcance. "Ao se tornarem conscientes desse estereótipo, as pessoas podem tentar superar esse preconceito ou implementar programas em suas organizações para neutralizar isso," propõe Mélusine. "Para pessoas com histórico de baixo status socioeconômico, perceber que podem ser percebidas como menos confiáveis pode explicar certas atitudes ou comportamentos em relação a elas."
No contexto dos eventos mundiais atuais, a pesquisa sugere que o aprofundamento das desigualdades sociais nos países ocidentais pode levar à diminuição da confiança social à medida que as taxas de pobreza aumentam. E também pode lançar luz sobre padrões de discriminação contra certos grupos migrantes.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Preconceitos | Comportamento | Relacionamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.