Concreto versus abstrato
Usuários de tablets, leitores eletrônicos e notebooks, cuidado!
Usar essas plataformas digitais para leitura pode torná-lo mais inclinado a se concentrar nos detalhes concretos, em vez de interpretar a informação de forma mais abstrata.
"Isso serve como mais um sinal de alerta para como a mídia digital pode estar afetando as nossas possibilidades de usar o pensamento abstrato," aconselha Geoff Kaufman, do Dartmouth College (EUA), que apresentou os dados durante a Conferência sobre Fatores Humanos nos Sistemas de Computação, que ocorreu na semana passada nos EUA.
Níveis de interpretação
A pesquisa avaliou uma pergunta básica: processar a mesma informação em uma plataforma digital versus não-digital afeta os níveis de interpretação?
Níveis de interpretação, ou níveis construais, expressam o nível fundamental de concretude versus abstração que as pessoas usam ao perceber e interpretar comportamentos, eventos e outros estímulos informativos.
Para responder à pergunta, foram realizados quatro experimentos que avaliaram como o processamento de informações é afetado pelo uso de cada uma das plataformas. Participaram dos estudos cerca de 300 voluntários, com idades entre 20 e 24 anos.
Os resultados mostraram que, tanto a compreensão da leitura, quanto a resolução de problemas decorrente do entendimento da leitura, foram afetados de forma significativa pelo tipo de plataforma utilizada para a leitura.
Digital versus impresso
Nos experimentos, os voluntários deviam ler um texto impresso em papel ou mostrado em um leitor eletrônico e depois responder questões sobre ele.
Para as questões abstratas sobre material de ficção, os participantes que leram em papel tiraram notas mais altas em questões de inferência, com 66% de correção, contra 48% de quem leu em plataforma digital. Quanto às questões concretas, os participantes usando a plataforma digital saíram-se melhor, com 73% de acerto, em comparação com 58% para a leitura em papel.
Quando leram artigos sobre questões concretas - carros, por exemplo - e deviam julgar qual modelo era superior, 66% dos que leram o material impresso acertaram a questão, contra 43% daqueles que leram em meio digital.
"Dado que os psicólogos têm mostrado que os níveis de interpretação podem afetar largamente questões como a autoestima e a busca de objetivos, é fundamental reconhecer o papel que a digitalização da informação pode estar tendo sobre este importante aspecto da cognição," concluiu Geoff Kaufman.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Educação | Mente | Felicidade | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.