Gratidão e felicidade
Você provavelmente já ouviu falar que cultivar a gratidão pode aumentar sua felicidade - mesmo escrever uma carta de gratidão é mais poderoso do que imaginamos.
Mas, no casamento e nas famílias, não se trata apenas de ser mais grato por seus entes queridos - também é importante se sentir valorizado por eles.
Embora várias pesquisas mostrem o impacto positivo da gratidão entre parceiros românticos para a qualidade do relacionamento deles, agora se demonstrou que os benefícios da percepção da gratidão do outro também se aplicam aos relacionamentos entre pais e filhos, igualmente melhorando o bem-estar dos envolvidos.
"Neste estudo, queríamos explorar a gratidão percebida no contexto familiar mais amplo, e se ela faz diferença no bem-estar individual e no relacionamento, e nos resultados da criação dos filhos," explicou o professor Allen Barton, da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (EUA).
Gratidão entre casais e entre filhos
O estudo envolveu casais com filhos, sendo as famílias divididas segundo a idade dos filhos (4 a 12 e 13 a 18), já que crianças mais velhas tendem a ter melhor percepção das emoções presentes nos outros e a mostrarem mais gratidão.
Os resultados mostraram que a gratidão percebida entre o casal resultou em melhor bem-estar para ambos, mas não afetou os níveis de estresse na criação dos filhos. Em contraste, a gratidão vinda das crianças - tanto mais velhas quanto mais novas - resultou em menor estresse parental, mas não teve impacto na satisfação com o relacionamento do casal. Além de influenciar o bem-estar familiar, a gratidão entre o casal e as crianças mais velhas (mas não as mais novas) mostrou-se positivamente associada ao bem-estar psicológico do casal.
As mulheres relataram níveis mais baixos de percepção de gratidão tanto por parte do marido quanto das crianças mais velhas. Além disso, só as mulheres apresentaram ganho de bem-estar associado a níveis mais altos de gratidão das crianças.
"Nunca é 50/50 em nenhum relacionamento e os pais farão mais do que seus filhos, mas, no entanto, nossos resultados destacam que garantir que os esforços dos indivíduos pela família sejam reconhecidos e apreciados por outros membros da família é importante. E, inversamente, há evidências claras de que a falta de sentimento de valorização pelos membros da família que você está tentando ajudar leva a resultados negativos para a família," concluiu Barton.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sentimentos | Relacionamentos | Relacionamentos entre Pais e Filhos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.