31/10/2017

Sonhar acordado é sinal de mais inteligência?

Redação do Diário da Saúde
Sonhar acordado é sinal de mais inteligência?
A ideia de que áreas do cérebro são responsáveis por comportamentos tem dado lugar à constatação de que as tarefas mudam de endereço no cérebro devido ao fenômeno da plasticidade.
[Imagem: Pack Lab]

Fuga cerebral

Pessoas com "cérebros eficientes" podem ter capacidade cerebral demais para impedirem que suas mentes divaguem.

Para elas, sonhar acordado durante uma reunião, por exemplo, não é necessariamente uma coisa ruim.

Nesses casos, ter a mente errante pode ser um sinal de que você é realmente mais inteligente e criativo.

Quem está propondo essa teoria curiosa é Christine Godwin e Eric Schumacher, pesquisadores da Universidade de Tecnologia da Geórgia (EUA).

Eficiência do cérebro

Godwin e Schumacher mediram os padrões cerebrais de mais de 100 pessoas em uma máquina de ressonância magnética. Os participantes foram instruídos a se concentrarem em um ponto fixo estacionário por cinco minutos. Os dados foram usados para identificar quais partes do cérebro trabalham em uníssono.

Tendo identificado como o cérebro de cada participante funciona em repouso, a equipe comparou os dados com resultados de testes que mediam suas habilidades intelectuais e criativas. Os participantes também preencheram um questionário sobre o quanto sua mente vagava no dia a dia.

Aqueles que relataram sonhar acordados com mais frequência também obtiveram maior pontuação na capacidade intelectual e criativa e tiveram sistemas cerebrais mais eficientes conforme medido pela ressonância magnética.

"As pessoas tendem a pensar na mente vagando como algo ruim. Você tenta prestar atenção e não consegue. Nossos dados são consistentes com a ideia de que isso nem sempre é verdade. Algumas pessoas têm cérebros mais eficientes," disse Schumacher, esclarecendo que uma maior eficiência cerebral significa mais capacidade de pensar, com o cérebro conseguindo vagar ao mesmo tempo em que a pessoa realiza tarefas fáceis.

E como você pode saber se o seu cérebro é eficiente?

Uma pista é avaliar se você consegue entrar e sair de conversas ou tarefas de forma imperceptível, então naturalmente sintonizar novamente, sem perder pontos importantes ou etapas, dizem os pesquisadores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Concentração

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.