23/05/2023

Brasil decreta emergência zoossanitária devido à gripe aviária

Redação do Diário da Saúde
Brasil decreta emergência zoossanitária devido à gripe aviária
Os casos mais recentes de gripe aviária no Brasil foram registrados em pássaros da espécie trinta-réis-de-bando.
[Imagem: Cesar Augusto Chirosa Horie/Wikimedia]

Emergência zoossanitária

O Governo Federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território brasileiro em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres.

Com validade inicial de 180 dias, a medida tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves criadas para consumo humano, sejam as pequenas criações de subsistência, sejam as grandes granjas comerciais.

A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação entre os ministérios, organizações governamentais nas instâncias federal, estadual e municipal, além de entidades não-governamentais.

A orientação do governo é que a população não recolha aves que encontrar doentes ou mortas, em vez disso acionando o serviço veterinário mais próximo, no intuito de evitar que a doença se espalhe.

Por enquanto, não há mudanças no status brasileiro de livre da gripe aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro de casos em aves de produção comercial.

Casos de gripe aviária confirmados

Até o momento, são oito casos confirmados de influenza aviária (H5N1) em aves no país: Sete no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim; e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra.

Na tarde desta segunda-feira (22), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo confirmou três novos casos positivos no Espírito Santo, que estavam em investigação desde a semana passada.

Segundo o Ministério da Agricultura, neste último caso, as aves silvestres infectadas, da espécie trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus), foram encontradas nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória. Além desta espécie, há ainda casos registrados em aves das espécies atobá-pardo (Sula leucogaster) e trinta-réis real (Thalasseus maximus).

Feiras sem aves

O Governo Federal também prorrogou por tempo indeterminado a suspensão da realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre.

"A medida se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades," anunciou o Ministério da Agricultura.

A Secretaria de Defesa Agropecuária instalou um centro de operações de emergência para coordenação, planejamento, avaliação e controle das ações nacionais referente à gripe aviária.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.