09/07/2018

Se seus olhos enrugam quando você sorri, você parece mais sincero

Redação do Diário da Saúde
Se seu olhos enrugam quando você sorri, você parece mais sincero
As pessoas consideram os pequenos enrugamentos ao redor dos olhos como um indicativo da sinceridade das emoções.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Marca de Duchenne

Nós interpretamos "rugas" - enrugamentos temporários - ao redor dos olhos como uma indicação de emoções mais intensas e mais sinceras.

Essa característica de enrugamento da pele perto dos olhos, conhecida como marca de Duchenne, ocorre em várias expressões faciais, incluindo sorrisos, expressões associadas à dor e - como agora se constatou - em expressões de tristeza.

Mas o resultado mais interessante é que as pessoas sistematicamente associam as marcas de Duchenne com mais sinceridade e com maior "emocionalidade".

Rivalidade visual

Usando uma técnica chamada rivalidade visual, em que imagens diferentes são apresentadas a cada um dos olhos, os pesquisadores mostraram aos voluntários fotos de pessoas com e sem a marca de Duchenne, para descobrir quais expressões nossos cérebros percebem como mais importantes.

Quando imagens diferentes são mostradas a cada olho, o cérebro alterna entre essas duas imagens, mas traz a imagem que é percebida como mais relevante com mais frequência.

"As expressões envolvendo a marca de Duchenne foram sempre dominantes. Então, se a emoção é mais intensa, seu cérebro realmente prefere trazê-la para a consciência perceptual por mais tempo," disse Julio Martinez Trujillo, pesquisador da Universidade de Ontário Ocidental (Canadá).

Intensidade emocional

Os pesquisadores também pediram aos participantes que classificassem as expressões em uma escala de intensidade e sinceridade.

Os voluntários classificaram sistematicamente os sorrisos com marca Duchenne e as expressões tristes como mais sinceras e mais intensas do que as expressões sem a marca de Duchenne.

"Estes resultados fornecem evidências de uma possível linguagem universal para a leitura das emoções. Em outras palavras, uma determinada ação facial pode ter um único papel em várias expressões faciais - especialmente se essa ação facial moldar suas interações sociais. Por exemplo, saber se o sorriso de uma pessoa estranha é genuíno, e se a pessoa pode ser confiável, avisa se você deve cair fora ou não," disse o pesquisador Nour Malek, primeiro autor do artigo publicado na revista Emotion.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Olhos e Visão

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.