01/12/2017

Santo Daime pode ser usado contra depressão e alcoolismo

Redação do Diário da Saúde
Santo Daime pode ser usado contra depressão e alcoolismo
A ayahuasca, uma mistura do arbusto Psychotria Viridis (que aparece na foto) com as hastes do cipó de ayahuasca propriamente dito (Banisteriopsis caapi) - é usado por tribos indígenas e grupos religiosos na região amazônica.
[Imagem: Rafael Guimarães dos Santos]

Santo remédio

O Santo Daime, ou ayahuasca, melhora o senso geral de bem-estar das pessoas e pode oferecer um tratamento eficaz para o alcoolismo e a depressão.

As pesquisas vêm sugerindo há algum tempo que drogas psicodélicas, como LSD e cogumelos mágicos, podem ajudar os alcoólatras a enfrentar seu vício. A ayahuasca, uma mistura frequentemente usada em rituais religiosos na região amazônica, contém a substância alucinógena dimetiltriptamina (DMT).

Usando dados de uma pesquisa envolvendo mais de 96 mil usuários pesados de álcool em todo o mundo, uma equipe da USP (Universidade de São Paulo) e das universidades de Exeter e College de Londres (Reino Unido) constataram que usuários de ayahuasca apresentam menor índice de problemas com o uso de álcool do que as pessoas que tomaram LSD ou cogumelos mágicos com a mesma finalidade.

Os usuários de Santo Daime também relataram maior bem-estar geral nos últimos 12 meses do que os outros participantes da pesquisa.

"Estes resultados dão apoio à noção de que a ayahuasca pode ser uma ferramenta importante e poderosa no tratamento da depressão e de transtornos do uso do álcool," disse o professor Will Lawn. "Pesquisas recentes têm demonstrado o potencial da ayahuasca como medicamento psiquiátrico, e nosso estudo fornece evidências adicionais de que ela pode ser um tratamento seguro e promissor."

Os resultados, contudo, são preliminares: "Ensaios clínicos randomizados devem ser realizados para examinar completamente a capacidade da ayahuasca para ajudar a tratar transtornos de humor e dependência," ressalvou o pesquisador.

Os resultados foram publicados na revista Nature Scientific Reports.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Drogas Lícitas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.