Lutar contra as emoções negativas só piora as coisas

Lutar contra emoções negativas só piora as coisas
Não se culpe por suas emoções negativas: apenas dê-lhes tempo para que elas passem.
[Imagem: Yasmin Anwar/Melani King/Berkeley]

Sinta, sem julgamento

Sentir-se mal por perceber que se está sentindo mal pode fazer com que você se sinta ainda pior.

É claro que ninguém está pedindo que você fique feliz por ter-se sentido mal - qualquer que seja o motivo - mas acolher suas próprias emoções negativas, sem críticas, pode fazer você se sentir melhor.

Por outro lado, pressionar a si mesmo para se sentir positivo pode realmente fazer você se sentir pior.

"Nós descobrimos que as pessoas que habitualmente aceitam suas emoções negativas experimentam menos emoções negativas, o que se soma para uma melhor saúde psicológica," resume Iris Mauss, professora de psicologia da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

Acúmulo de emoções

As razões para tudo isso ainda são incertas.

No momento, os pesquisadores afirmam só poder especular sobre por que aceitar as próprias emoções negativas pode funcionar como um gatilho para desarmá-las.

"Talvez, se você tiver uma atitude de aceitação em relação às emoções negativas, você não está dando tanta atenção a elas," sugere Mauss. "E talvez, se você estiver constantemente julgando suas emoções, a negatividade pode se acumular".

Não por acaso, analisar as próprias emoções sem julgamento é central em várias técnicas de meditação, incluindo a Meditação da Mente Alerta.

Aceitação emocional

O estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, testou a conexão entre aceitação emocional e a saúde psicológica em mais de 1.300 adultos.

Os resultados indicam que as pessoas que normalmente resistem em reconhecer suas emoções mais sombrias, ou a julgá-las com dureza, podem acabar se sentindo mais psicologicamente estressadas.

Em contrapartida, aquelas que geralmente permitem que sentimentos mais sombrios, como tristeza, desapontamento e ressentimento, sigam seu curso, relataram menos sintomas de transtorno do humor do que aquelas que os criticam ou os afastam - um efeito que durou até seis meses, que foi o tempo coberto pelos experimentos.

"Acontece que a forma como abordamos nossas próprias reações emocionais negativas é realmente importante para o nosso bem-estar geral," diz Brett Ford, da Universidade de Toronto (Canadá) e idealizador do estudo. "As pessoas que aceitam essas emoções sem julgar ou tentar mudá-las são capazes de lidar com o estresse com mais sucesso".


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