Lava-louças estão infectadas com fungos patogênicos

Fungos extremos

Um fungo potencialmente patogênico encontrou um novo lar nas condições extremas de um dos aparelhos domésticos mais comuns atualmente, as lavadoras de louça.

Os pesquisadores descobriram que as lava-louças representam habitats perfeitos para os fungos chamados extremo-tolerantes (extremófilos ou extremofílicos), o que inclui as leveduras negras.

Alguns deles são especialmente perigosos para a saúde humana.

Infecção mundial

Uma característica típica de aparelhos como máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e máquinas de café é um ambiente úmido e quente.

No caso das máquinas de lavar louça, altas temperaturas entre 60 º a 80 º C são produzidas de forma intermitente. Além disso, detergentes agressivos e altas concentrações de sal são utilizados em cada ciclo de lavagem.

Os pesquisadores coletaram amostras de fungos potencialmente patogênicos em máquinas de lavar louça de domicílios de 101 cidades em 6 continentes.

62% das máquinas de lavar louça continham fungos na borracha da porta, 56% dos quais incluíam as leveduras poli-extremo-tolerantes Exophiala dermatitidis e E. phaeomuriformis.

Ambas as espécies Exophiala apresentaram tolerância notável ao calor, altas concentrações de sal, detergentes agressivos, e água tanto ácida quanto alcalina.

Esta é uma combinação de propriedades extremas nunca observada anteriormente em fungos.

Fungos e leveduras patogênicos

A Exophiala dermatitidis é raramente encontrada isolada na natureza, mas é frequentemente encontrada como um agente de doença humana, tanto em pessoas debilitadas quanto saudáveis.

Elas são também conhecidas por seu envolvimento na colonização pulmonar de pacientes com fibrose cística e, ocasionalmente, causam infecções fatais em humanos saudáveis.

A invasão de leveduras negras nas residências representa um potencial risco à saúde.

Segundo os cientistas, a descoberta dessa presença generalizada de fungos extremofílicos em alguns dos aparelhos domésticos mais comuns sugere que estes organismos têm passado por um processo evolutivo extraordinário que pode representar um risco significativo para a saúde humana no futuro.


Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Infecções

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.