11/08/2016

Descoberto fármaco único que cura três doenças

Redação do Diário da Saúde

Tripanossomíases

Acaba de ser descoberto um composto químico que, sozinho, é capaz de matar os parasitas responsáveis por três doenças negligenciadas: a Doença de Chagas, a Leishmaniose e a Doença do Sono (Tripanossomíase Humana Africana).

Estas doenças afetam milhões de pessoas na América Latina, Ásia e África, mas existem poucos tratamentos eficazes disponíveis.

Os dados publicados pela revista Nature agora relatam a descoberta de um único fármaco que pode ser usado para tratar todas as três condições. O fármaco foi identificado por pesquisadores do Instituto de Genômica da Fundação Novartis.

Teste em animais

A equipe testou mais de 3 milhões de moléculas diferentes e identificou um composto, chamado GNF6702, que é eficaz contra os parasitas e não danificou as células humanas em testes iniciais em laboratório.

A equipe então refinou o composto para torná-lo mais potente antes de testá-lo em camundongos.

O fármaco curou todas as três doenças nos animais sem efeitos colaterais dignos de nota. Com os resultados positivos também em linhagens de células humanas, o caminho está aberto para o desenvolvimento de uma nova droga.

Toxicidade e ensaios clínicos

A Doença de Chagas, a Leishmaniose e a Doença do Sono têm sintomas diferentes, mas são todas causadas por parasitas chamados cinetoplastídeos, um tipo de organismo unicelular. Os parasitas compartilham biologia e genética similares, o que levou os cientistas a pensarem em um único produto químico que pudesse destruir todos os três.

"Nós descobrimos que estes parasitas compartilham uma fraqueza comum. Queríamos explorar essa fraqueza para descobrir e desenvolver uma única classe de medicamentos para as três doenças," disse o pesquisador Frantisek Supek.

O próximo passo será testar o novo fármaco em humanos. O GNF6702 está inicialmente sendo avaliado quanto à toxicidade, antes que possa chegar aos ensaios clínicos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Infecções

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.