04/11/2022

Estoicismo reduz fortemente as emoções negativas

Redação do Diário da Saúde
Estoicismo reduz fortemente as emoções negativas
Nascido na Grécia antiga, o estoicismo é popular em todo o mundo até hoje.
[Imagem: Leonhard Niederwimmer/Pixabay]

Benefícios do estoicismo

Seguir as influências da antiga filosofia do estoicismo reduz as emoções negativas, de modo intenso e amplo.

Nada menos do que 94% dos participantes de um evento online, chamado Semana Estoica, disseram que se sentem melhor com suas vidas simplesmente seguindo os conselhos da antiga filosofia de vida.

O evento online foi organizado pelo professor John Sellars, da Universidade de Londres. A intenção era ver se as pessoas podem realmente se beneficiar dessa filosofia apenas lendo suas curtas recomendações, o que é muito diferente de seguir rituais e adotar crenças das igrejas tradicionais.

Na verdade, o professor Sellars vem fazendo isso há uma década: Desde o início, em 2012, quase 40.000 pessoas participaram dos eventos, e os resultados têm sido consistentemente positivos.

"Foi incrível comemorar 10 anos da Semana Estoica sabendo que 94% dos participantes disseram que isso melhorou suas vidas. Com o passar dos anos, mais e mais pessoas se interessaram em adotar a direção de vida estoica para ver se isso realmente faz uma mudança positiva," comentou Sellars.

Em média, aqueles que participaram de um evento relataram uma redução de 30% nas emoções negativas, como medo, raiva e ansiedade, com um aumento em sua sensação geral de satisfação com a vida depois de seguir as ideias estoicas por sete dias. A redução nessas emoções, em diversos graus, foi relatada por 94% dos participantes.

O que é estoicismo?

O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada por Zenão de Cítio, na Grécia, no início do Século III a.C..

É uma filosofia do bem viver, baseada em um sistema de virtudes sustentado pela lógica e pela prática, com objetivo de atingir uma vida ética e de acordo com a natureza - a natureza humana e o meio ambiente. Entre suas bases destacam-se o autocontrole das emoções e a valorização da virtude.

Ampliado por Sêneca e Epiteto, o estoicismo foi popular durante todo o Império Romano, sendo o imperador romano Marco Aurélio um de seus expoentes. A escola foi desacreditada pelo Imperador Justiniano, que adotou a fé cristã. Mas a influência da filosofia estoica permanece até os dias de hoje, com inúmeros livros e cursos em todo o mundo.

Algumas das ideias-chave estoicas são:

  • Reconheça que você não pode controlar muito do que acontece em sua vida.
  • Veja que suas emoções são o produto de como você pensa sobre o mundo.
  • Aceite que coisas ruins vão acontecer com você de vez em quando, assim como acontece com todos os outros.
  • Veja-se como parte de um todo maior, não como um indivíduo isolado - parte da raça humana, parte da natureza.
  • Pense em tudo que você tem não como seu, mas simplesmente como algo emprestado, que um dia será tomado de volta.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Sentimentos

Ética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.