"Eu pertenço a este lugar"
Há uma forte correlação entre a sensação de nos sentirmos "em casa" no local onde vivemos e a nossa qualidade de vida em geral.
É claro que você costuma dizer "Estou em casa" quando chega à casa onde mora, mas pesquisadores noruegueses queriam entender um aspecto mais profundo disso: Aquela sensação de que "Eu pertenço a este lugar", "Aqui é o meu lugar".
Mas o que nos faz sentir em casa em um lugar, com uma sensação de pertencer a esse lugar?
A conclusão é que não é tanto o lugar físico; é importante ter acesso à natureza e coisas como lojas e transporte público, mas o ambiente social que nos cerca é ainda mais importante.
"O fato de que o ambiente material e social é vital para a nossa qualidade de vida e senso de pertencimento é relevante quando planejamos futuros ambientes de moradia," justifica o professor Jan Georg Friesinger, da Universidade de Agder.
A equipe analisou as respostas de mais de 28.000 adultos, de 30 municípios, que participaram da Pesquisa de Saúde Pública realizada na Noruega em 2019.
Para avaliar a qualidade de vida das pessoas, os pesquisadores se concentraram em três perguntas:
Planejamento urbano
Os participantes da pesquisa colocaram grande ênfase nos aspectos sociais do ambiente local, coisas como ter amigos e lugares onde você pode conhecer e ter um bom relacionamento com seus vizinhos. Se você se sentir sozinho, também se sente menos apegado a um lugar.
"Isso deve ter consequências de como desenvolvemos nossas cidades e áreas urbanas, por exemplo, criando lugares onde as pessoas podem se encontrar. Sentir-se seguro em seu ambiente local ajuda você a se sentir enraizado no local," disse Friesinger.
Os aspectos materiais do lugar são importantes quando se trata de se conectar a um local, embora em menor grau do que os aspectos sociais. A natureza nas proximidades e bons serviços locais tem um efeito positivo, enquanto o barulho tem o efeito oposto.
"O ruído de rodovias ou aeroportos é muito negativo para o apego ao local. Ao planejar estradas, é importante lembrar medidas que reduzam ou evitem o ruído," recomendou Friesinger.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Qualidade de Vida | Relacionamentos | Bem-estar emocional | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.