08/04/2024

O trabalho está lhe esgotando? Talvez possa ser problema de memória

Redação do Diário da Saúde
O trabalho está lhe esgotando? Talvez possa ser sua família
Mas não se preocupe, porque nossa memória de trabalho não é fixa como os neurocientistas pensavam.
[Imagem: Yong Hoon Chung et al. - 10.1177/09567976231171339]

Buffer contra problemas familiares

A memória de trabalho, que ajuda as pessoas a gerir as distrações, pode reduzir o impacto dos problemas familiares dos funcionários no trabalho.

Foi o que concluíram Oscar Ybarra, professor de psicologia da Universidade de Michigan (EUA), e Todd Chan, pesquisador do Google, ao estudar o papel da memória de trabalho, uma capacidade de reter e manipular informações simultaneamente na mente.

O foco da pesquisa foi especificamente como a memória de trabalho atua no que se refere à vida familiar que afeta o desempenho no trabalho. Essa relação é importante porque, quando pensamentos intrusivos entram na mente, a memória de trabalho é necessária para acompanhar os pensamentos nos quais devemos permanecer concentrados.

As distrações da vida familiar podem ser qualquer coisa, desde ser receptivo ao cônjuge ou aos filhos até cuidar dos filhos ou dos pais, fazer a limpeza da casa ou decidir o que preparar para a próxima refeição.

Memória dos problemas familiares

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 2.500 pessoas, que descreveram seus acontecimentos físicos e psicológicos no trabalho e em casa. Os participantes avaliaram as demandas e recursos do trabalho, bem como revelaram problemas com cônjuge/companheiros, filhos e pais nos últimos 12 meses.

Para medir a memória de trabalho, os pesquisadores apresentaram a cada participante uma série de dígitos, um de cada vez, de comprimento e dificuldade crescentes, pedindo que eles repetissem a sequência de trás para frente. Os dígitos foram apresentados começando com sequências de dois dígitos e aumentando em comprimento até um máximo de oito.

Os resultados mostraram que, à medida que as pessoas relataram ter tido mais problemas familiares durante o último ano, sentiram mais que o seu trabalho era exigente ou altamente demandante, mostrando que os problemas familiares se infiltraram na sua avaliação do trabalho.

Mais ainda, indivíduos com menor memória de trabalho relataram aumento nas demandas de trabalho conforme seus problemas familiares aumentavam. Esta relação não ocorreu entre os indivíduos com memória de trabalho elevada porque eles tinham uma maior capacidade de evitar que o estresse do domínio familiar agisse como uma distração para o seu trabalho.

Checagem com artigo científico:

Artigo: What happens at home stays at home: the Vegas rule for work depends on working memory
Autores: Oscar Ybarra, Todd Chan
Publicação: Community, Work & Family
DOI: 10.1080/13668803.2024.2333872
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.